Governo amplia vacinação contra dengue e litoral paulista será beneficiado

Vacinação contra a dengue contemplará todas as cidades do litoral paulista, no quarto lote de distribuição; remessa é referente à primeira dose

Estéfani Braz
Publicado em 25/04/2024, às 19h19 - Atualizado em 26/04/2024, às 09h01

Cidades do litoral paulista são contempladas com vacina da dengue - Pexel/ Frank Meriño

O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira (25), a distribuição da quarta remessa de vacinas contra a dengue e a ampliação da imunização para mais 625 municípios em seis estados. Com isso, as cidades do litoral paulista serão contempladas com o imunizante. A expectativa é que as doses sejam entregues nesta sexta-feira (26). Na Baixada Santista, serão beneficiadas as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente. No litoral norte, os quatro municípios também foram contemplados: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. (Confira abaixo a distribuição de doses para cada cidade)

Faça parte do nosso canal, acesse aqui. 

Segundo o Ministério da Saúde, a atual remessa é referente apenas à primeira dose. Para aplicação da segunda dose, os imunizantes serão enviados posteriormente, levando em consideração o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema de vacinação. O público-alvo da vacinação contra a dengue é a população da faixa etária de 10 a 14 anos, a qual  concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

Prevenção

As medidas de prevenção continuam sendo as mais eficazes para eliminar os criadouros e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. As larvas se desenvolvem em água limpa parada. Para evitar, é necessário tampar caixas d’água, colocar areia em vasos de plantas, guardar pneus em locais cobertos e longe das chuvas, cobrir piscinas que não estão sendo utilizadas, entre outros cuidados simples que podem ajudar na eliminação de possíveis criadouros.

Distribuição

Saúde Litoral Paulista vacinação dengue epidemia

Leia também

'Fumacê' contra a dengue chega ao Canto do Forte, em Praia Grande


Ubatuba inaugura Centro de Atendimento à Dengue para reduzir superlotação