Todo o estado de SP está em alerta laranja para tempestades neste feriado

Alerta do Inmet indica possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo; Defesa Civil de SP também alerta para agitação marítima

Esther Zancan
Publicado em 12/10/2023, às 09h54

Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet - Imagem ilustrativa/Pixabay


O Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã deste feriado de Nossa Senhora Aparecida um alerta laranja (Perigo) para tempestades em todo o estado de São Paulo.

O alerta laranja é válido até a manhã de sexta-feira (13). A previsão do Inmet indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos.

O instituto lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Defesa Civil de SP

A Defesa Civil de São Paulo também divulgou alertas. Para a Baixada Santista e litoral norte, o órgão adverte para a possibilidade de chuvas fortes entre esta quinta-feira (12) e o sábado (14).

Há também um alerta válido para todo o litoral paulista de ventos fortes, com rajadas de até 74 km/h. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o alerta tem início na tarde desta quinta-feira (12) e vai até a noite de sexta-feira (13). 

Devido as fortes rajadas de vento, a agitação marítima também ficará mais intensa. Durante o período do alerta não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e na orla das praias, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.



A Defesa Civil recomenda ainda cuidado com embarcações e que deve-se evitar entrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitada.

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Todo o estado de SP está em alerta laranja para tempestades até a manhã de sexta-feira (13) - Reprodução/Inmet

 

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?



Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.

Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.





Leia também

Santos está em estado de atenção para ressacas durante o feriadão


Mais de 364 mil turistas devem ir a Santos no feriadão de N. Sra. Aparecida


Jararaca é encontrada em unidade de saúde no litoral de SP | VÍDEO