Litoral de SP escapa do ar seco e vira ‘refúgio’ em meio a alertas de baixa umidade

Defesa Civil de SP emitiu alerta severo de baixa umidade para 511 cidades paulistas; confira a previsão do tempo para o fim de semana

Esther Zancan
Publicado em 11/09/2025, às 13h28

Apenas a faixa litorânea paulista não tem alerta para baixa umidade do ar - Reprodução/Inmet


O estado de São Paulo tem, nesta quinta-feira (11), três níveis de alerta para baixa umidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas o litoral escapa e, no mapa, aparece como uma espécie de ‘refúgio’ em meio ao ar seco.

Cidades como Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto estão sob alerta vermelho (grande perigo) para  baixa umidade nesta tarde de quinta-feira. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Há também um alerta laranja (perigo) para a baixa umidade em cidades como Campinas, São Carlos, Jaú, Marília, Bauru e Araçatuba, também para esta tarde. A previsão do Inmet é de umidade relativa do ar entre 20% e 12%, também com risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.



Partes do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo estão com alerta amarelo (perigo potencial) para  baixa umidade. A advertência segue válida até a manhã de sexta-feira (12), também para o restante do estado, com exceção do litoral. A umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%.

Alerta da Defesa Civil emitido nesta quinta-feira (10) para mais de 500 cidades paulistas - Reprodução/Governo de SP

 

A Defesa Civil do estado emitiu  alerta severo de baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira  por meio do sistema Cell Broadcast, para 511 cidades paulistas. A mensagem informa:  “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”. Vale ressaltar que não há alertas ativos para a faixa litorânea paulista nesta quinta-feira



Fim de semana

Chuva deve ser presença constante neste fim de semana no litoral de SP - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

 

A previsão do tempo para o fim de semana no litoral de São Paulo, de acordo com informações do Instituto Climatempo, é que as condições para chuvas devem retornar já nesta sexta-feira. O prognóstico para o fim de semana, por enquanto, é de tempo predominantemente chuvoso e temperaturas amenas tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte. 

Para mais conteúdos:



Leia também

Filhotes de saruês são resgatados após mãe morrer em ataque de cachorro no litoral de SP


La Niña à vista: veja como fenômeno vai afetar a primavera e o verão no litoral de SP