Alerta amarelo: Inmet adverte para declínio da temperatura no litoral de SP

Há também um alerta para tempestades no litoral sul de SP ainda nesta quarta-feira (13) e avisos sobre fortes ventos em todo o litoral paulista

Esther Zancan
Publicado em 13/09/2023, às 12h51

Áreas do estado de SP em alerta para declínio de temperatura - Reprodução/Inmet

O Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (13) um alerta amarelo (perigo potencial) para declínio da temperatura. A advertência é válida da madrugada desta quinta-feira (14) até a manhã de sexta-feira (15).

O alerta amarelo para declínio de temperatura abrange ainda a Região Metropolitana de São Paulo, Vales do Ribeira e Paraíba e cidades do interior paulista, como Jundiaí, Campinas, São Carlos, Bauru, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.  O Inmet adverte para declínio entre 3 e 5 graus e risco leve à saúde.

De acordo com o Instituto Climatempo, o calor pré-frontal desta quarta-feira deve elevar as temperaturas para a casa dos 35 graus no litoral paulista. Amanhã, as máximas não devem ultrapassar os 28 graus devido à chegada de uma frente fria que deve trazer a chuva de volta à região.

Outros alertas

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de tempestades para o litoral sul de São Paulo, válido desta quarta-feira até amanhã de manhã (14). O alerta é válido desde a divisa com o Paraná até Itanhaém. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, de queda de galhos de árvores e de alagamentos. Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além do litoral sul, cidades do interior paulista também estão em alerta amarelo para tempesatdes - Reprodução/Inmet

 

Há também um alerta amarelo do Inmet em vigor para todo o litoral de São Paulo para ventos costeiros. O alerta é válido até amanhã de manhã (14). O instituto prevê a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

Na manhã desta quarta-feira, o Serviço Meteorológico Marinho da Marinha do Brasil também emitiu um alerta para fortes ventos. De acordo com o alerta, há previsão da passagem de uma frente fria com ventos de direção Sudeste a Nordeste rondando para Sudoeste a Sul e intensidade de até 65 km/h na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e entre as cidades de São Francisco do Sul (SC) e Arraial do Cabo (RJ) da noite de hoje até a madrugada de sexta (15).

A Defesa Civil estadual já havia advertido na noite de ontem (12) sobre ventos de até 88 km/h em todo o litoral paulista entre a noite de hoje e a noite de amanhã. 

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?

Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.

Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.

ventos marinha do brasil defesa civil INMET ALERTA AMARELO DECLÍNIO DA TEMPERATURA

Leia também

Atenção: Defesa Civil alerta para ventos de até 88 km/h no litoral de SP


Estranho “tubarão” é flagrado observando golfinhos no litoral de SP | Vídeo


Defesa Civil de SP envia equipes de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul