Praticagem de São Paulo evita acidente com navio no porto de Santos

O navio porta contêiner, de 300 metros, precisou das perícias do prático Pedro Tkotz e dos rebocadores, que chegaram ao local em apenas 26 minutos

Redação
Publicado em 23/01/2024, às 11h09 - Atualizado às 11h41

O navio ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, forçando uma das defensas do berço - Praticagem de São Paulo

Um vento forte e não previsto, de aproximadamente 100km/h, atingiu o porto de Santos e causou o rompimento de cabos de amarração de um navio porta contêiner de 300 metros, na noite de sexta-feira (19), por volta das 19h30. Devido à rapidez no atendimento, a Praticagem de São Paulo conseguiu evitar um acidente, com o apoio de rebocadores.

A embarcação MSC Adonis estava atracada no berço 1, do Brasil Terminal Portuário (BTP) e, após o rompimento dos cabos, ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, com o bico de proa forçando uma das defensas do berço. 

Praticagem de São Paulo evita acidente com navio no porto de Santos

O navio porta contêiner MSC Adonis, de 300 metros, precisou do auxílio da Praticagem de Santos juntos aos rebocadores para alinhar a embarcação ao cais. pic.twitter.com/TrkRNdgHJy

— Portal Costa Norte (@costanortenews) January 23, 2024

A autoridade marítima informou que o prático Pedro Tkotz foi avisado da emergência pelos operadores Felipe Valle e Marcelo Rigos, do C3OT (Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem de São Paulo). Pedro se dirigiu para o BTP e chamou os rebocadores que, em 26 minutos, chegaram ao local a tempo de embarcar no navio. Com auxílio dos rebocadores, eles conseguiram alinhar a embarcação ao cais e, logo em seguida, reatracá-la em segurança no mesmo berço. 

Fábio Mello Fontes, presidente da Praticagem de São Paulo, estava a bordo de outro navio do mesmo perfil, que entrava no porto, o Maersk Lota, e conseguiu evitar a colisão com o MSC Adonis. “O vento veio de repente; no lugar onde eu estava, que é uma área mais abrigada, deu 94km por hora. Assim que informado, eu abortei a manobra de entrada, reduzi a velocidade e fiquei parado por cerca de duas horas e meia, nas imediações da Alfândega, com o apoio de dois rebocadores, até o problema estar resolvido e atracar ao lado do Adonis” relata.

Santos porto de santos navio contêneiro MSC Adonis Praticagem de São Paulo

Leia também

Porto de São Sebastião bate novo recorde de movimentação de cargas


Projeto do Túnel entre Santos e Guarujá avança, mas mobilidade exige cuidados