Cobra d'água é flagrada dentro de bueiro em Bertioga | VÍDEO

O Departamento de Operações Ambientais foi acionado para o resgate, mas o animal não estava a fim de ser capturado e fugiu bueiro a dentro

Redação
Publicado em 23/02/2024, às 09h47 - Atualizado às 10h06

Cobra foi encontrada em meio ao lixo dentro do bueiro - Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Uma cobra da espécie Erythrolamprus miliaris, conhecida como cobra d'água, foi flagrada na tarde de quarta-feira (21), dentro de tubulação de captação de águas pluviais, popularmente conhecida como bueiro, no bairro Vista Linda, em Bertioga, no litoral de São Paulo.

O animal foi encontrado por um munícipe, que acionou a equipe do Departamento de Operações Ambientais (DOA) por meio do telefone 153. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, ao chegarem ao local, os agentes do DOA identificaram o animal como  cobra d'água, que não é peçonhenta.

Com o auxílio de equipamentos específicos, a equipe iniciou o procedimento de captura do animal, que estava em meio a entulhos, entretanto, a cobra entrou em uma tubulação e conseguiu fugir.  A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população para que não tente capturar animais silvestres por conta própria. Em caso de encontro com animais silvestres em áreas urbanas, o munícipe deve acionar o DOA pelo telefone 153.

Veja o vídeo

Cobra d'água é flagrada dentro de bueiro em Bertioga pic.twitter.com/t1BZYbAP8S

— Portal Costa Norte (@costanortenews) February 23, 2024

 

Cobra d’água

Segundo o Instituto Butantan, a cobra-d’água é uma espécie dócil e que logo foge quando perturbada. Sua coloração pode variar de acordo com a região onde vive, mas, de maneira geral, apresenta variações de preto com amarelo ou preto com tons esverdeados. As de Mata Atlântica, por exemplo, costumam ter as cores preta e amarela, bem brilhante e contrastada.

A Erythrolamprus miliaris é essencialmente diurna e bastante ativa, e sua alimentação básica se constitui de anfíbios e peixes. Ela é uma ótima nadadora e, uma curiosidade, é que as fêmeas são maiores que os machos; medem em torno dos 60cm, podendo chegar a mais de 90cm de comprimento. A espécie é ovípara, ou seja, o desenvolvimento do embrião acontece dentro de um ovo. Na época de reprodução, esta cobra d’água bota, em média, 10 ovos.

Bertioga COBRA D'ÁGUA

Leia também

Bertioga apreende materiais de construção em área de preservação ambiental


Bertioga terá hospital particular na Riviera de São Lourenço