Conhece a cabeludinha? Veja essa e outras frutas saborosas da nossa mata para ter em casa

Projeto de Bertioga doa mudas de árvores frutíferas nativas, como cambuci, uvaia e juçara; saiba como adquirir e ajudar a preservar a fauna local

Redação
Publicado em 11/09/2025, às 16h00

Projeto em Bertioga doa mudas de árvores nativas, como a 'prima' da jabuticaba - Wikimedia Commons


Muitas vezes desconhecidas da maioria, as árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica são fundamentais para a biodiversidade; elas oferecem sabores únicos e desempenham papel essencial para o ecossistema. Em Bertioga, projeto da prefeitura convida os moradores a desfrutar e colaborar com esse equilíbrio, ao doar mudas para  plantio exclusivo em quintais.

O projeto Quintais da Mata Atlântica reforça nosso compromisso em aproximar a comunidade das riquezas naturais de Bertioga. Cada árvore plantada é um gesto concreto em favor da sustentabilidade e da qualidade de vida das futuras gerações”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos.
Cambuci | Acervo CN

A iniciativa, chamada Quintais da Mata Atlântica, é desenvolvida pelo Viveiro de Mudas 'Seo Léo' e busca estimular a preservação, fortalecer a arborização urbana e reconectar a população com a flora local.

Sabores da Mata

Entre as espécies disponíveis para doação, estão frutas com grande valor cultural e nutricional. Conheça algumas delas:



Benefícios para a fauna

Plantar uma árvore nativa no quintal vai além de colher frutas. Essas espécies são vitais para a fauna local, atraindo aves e, principalmente, insetos polinizadores, como as abelhas nativas, essenciais para a manutenção de todo o ecossistema.

Além do projeto Quintais da Mata Atlântica, CEA também realiza a doação de espécies floríferas próprias para o plantio em calçadas que, além de embelezar os espaços públicos, ajudam na qualidade do ar e no sombreamento urbano.

Aroeira-pimenteira | Embrapa/Edelberto Gebauer

“Ao receber uma muda, o morador não leva apenas uma planta para casa, mas assume também o papel de guardião da natureza, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica e fortalecendo nossa identidade ambiental”, afirma a chefe de gestão do CEA, Renata de Brito.



Para colaborar, moradores de Bertioga podem retirar gratuitamente até três mudas de árvores nativas a cada seis meses.

Para isso, basta comparecer ao Viveiro de Mudas 'Seo Léo' (localizado dentro do CEA - rua Ayrton Senna da Silva, 920, Centro) com um comprovante de residência e um documento com foto. As entregas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16 horas.

Para garantir o plantio correto e o desenvolvimento saudável das árvores, os interessados podem consultar a Cartilha de Arborização Urbana disponível no site da prefeitura.





Bertioga

Leia também

Serpente exótica é encontrada em motor de carro em Praia Grande; conheça a espécie


Pranchas e infláveis vendidos irregularmente em praias de Guarujá são apreendidos