São Paulo ganhas novas Unidades de Conservação no Dia do Meio Ambiente

Unidades criadas ficam em São José do Rio Preto e Águas da Prata; RPPN também foi criada em Colônia

Da Redação
Publicado em 05/06/2018, às 14h31 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h54

Márcio França planta muda de árvore no Parque Villa-Lobos - Diogo Moreira/Governo do Estado

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho com o objetivo de conscientizar sociedade e governos sobre o impacto gerado pelo homem na natureza. Para marcar a data, o governador do Estado de São Paulo, Márcio França, anunciou um pacote de ações em cerimônia realizada no Parque Villa-Lobos.

França assinou decreto criando as Unidades de Conservação Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto, e o Parque Estadual Águas da Prata, na Estância Hidromineral de Águas da Prata. O secretário Maurício Brusadin também assinou a resolução que cria a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Porto de Ifé, no município de Colônia. 

Outro decreto assinado pelo governador criou o Conselho Estadual de Educação Ambiental e institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, formada pelas pastas de Meio Ambiente e de Educação e responsável pela implementação da Política e do Programa de Educação Ambiental no Estado. 

Márcio França também anunciou a liberação de recursos no montante de R$ 23 milhões para aquisição de 113 viaturas e de equipamentos para a Polícia Militar Ambiental, com valores provenientes de multas pagas na Dívida Ativa. A Polícia Militar Ambiental ainda receberá equipamentos para reaparelhar o 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental sediado no Guarujá. São R$ 10 milhões, do Ministério Público Federal, de indenização por dano ambiental, para aquisição de embarcações de pequeno, médio e grande porte, de veículos de apoio e patrulha, material permanente de informática e drones. O objetivo é fortalecer as ações do Policiamento Ostensivo Ambiental no Litoral paulista, onde se encontram as APAS Marinhas e Parque Estadual Serra do Mar.

Novas Unidades de Conservação

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista, com 379,94 ha de área total, é de uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e pesquisa cientifica. Terá visitação pública com desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer, esporte e cultura além da recuperação ambiental da área, com plantio de espécies nativas.

Já o Parque Estadual Águas da Prata abrange uma área de 50,43 ha. A criação do parque atende às finalidades de preservação dos recursos naturais, de impulso ao turismo, de recreação e de educação ambiental e de fins culturais, considerando que esta área abriga remanescentes em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica.

Geral Estado Meio Ambiente governador decreto arvore rppn Mundial Franca dia reserva marcio unidades particular conservacao