Plano contra tarifaço dos EUA deve sair até terça (12), diz Alckmin

Já apresentado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, medida pretende focar em empresas mais impactadas; anúncio foi feito na quinta-feira (7)

Redação
Publicado em 08/08/2025, às 10h17

Vice-presidente, que também é ministro, se reuniu com representantes da embaixada dos Estados Unidos e do setor industrial - Cadu Pinotti/Agência Brasil


O plano de contingência para ajudar os setores brasileiros afetados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos será anunciado até terça-feira (12), segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

A medida pretende focar em empresas mais impactadas pela tarifa de 50% sobre produtos nacionais, adotando uma “régua” para medir o nível de exposição de cada segmento.

Alckmin disse que o documento já foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve aprovar o texto antes da divulgação.



“Se não for amanhã (hoje), provavelmente na segunda ou terça-feira”, afirmou, em entrevista na quinta-feira (7). O critério de avaliação levará em conta o percentual de produção exportada para os Estados Unidos

Reuniões

Na quinta-feira, Alckmin se encontrou com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, e classificou a reunião como “muito boa”.

O diplomata também esteve com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), e visitou a Câmara dos Deputados.



Antes disso, o ministro se reuniu com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Segundo ele, o setor, que emprega grande volume de mão de obra, será afetado pelo tarifaço, especialmente devido ao impacto no couro — mais de 40% da produção é destinada à exportação.

Com informações da Agência Brasil



Para mais conteúdos:



Leia também

Mutirão da Defensoria Pública de SP promove reconhecimento de paternidade na Baixada Santista


Licitação do transporte público de Ubatuba é liberada após suspensão; entenda o caso