Estiagem pressiona reservatórios e Tarcísio de Freitas pede economia de água

Declaração do governador ocorreu após queda nos níveis dos sistemas; calor eleva consumo e Sabesp orienta uso consciente de água

Lenildo Silva
Publicado em 27/12/2025, às 17h33

Altas temperaturas elevaram o consumo de água em até 60% acima da média - Arquivo/CN


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu economia de água à população, na sexta-feira (26), em todo o estado de São Paulo, devido à estiagem prolongada que reduziu os níveis dos reservatórios que abastecem diversas cidades do estado.

A declaração ocorreu durante entrevista à CNN Brasil, após registros de queda nos volumes dos principais sistemas desde o início de dezembro, mesmo com episódios pontuais de chuva abaixo do esperado para o período.

No litoral paulista, a situação tem gerado queixas, especialmente em Bertioga, onde moradores relatam falta e coloração escura da água, nas últimas semanas, em meio a temperaturas próximas de 35ºC.



Na região central, há registros de baixa pressão durante o dia e interrupções totais à noite, enquanto no bairro Vista Linda a água aparece amarelada. Já no Jardim Vicente de Carvalho, moradores apontam desabastecimento constante nos últimos 20 dias, problema que, segundo relatos, ocorre há cerca de dois anos.

Segundo o governador, todos os cidadãos precisam colaborar para enfrentar o momento crítico. Ele destacou que o uso consciente se torna essencial diante do cenário climático adverso e do consumo elevado nos dias de calor intenso.

Sabesp diz monitorar sistemas e orientar uso consciente para manter abastecimento - (Monica Andrade/GovSP)

 



Tarcísio afirmou que o governo estadual mantém investimentos para reforçar a segurança hídrica, como obras estruturais e ligações entre bacias, mas reconheceu que essas medidas não apresentam efeito imediato.

As altas temperaturas elevaram o consumo de água em até 60% acima da média em algumas áreas do estado, pressionando os sistemas de abastecimento, sobretudo nos horários de maior demanda.

A Sabesp, cujo processo de desestatização foi concluído em 22 de julho de 2024, com a venda de 32% das ações, por R$ 14,8 bilhões, afirma que monitora os sistemas, realiza manobras operacionais e orienta o uso consciente para manter o equilíbrio do abastecimento.



O pedido de economia de água à população ocorreu após reunião emergencial liderada pelo governador com prefeitos de cidades do litoral paulista, motivada pelas previsões meteorológicas para os próximos dias.

A Defesa Civil informou que há previsão de chuvas dentro da normalidade no fim de semana, nos dias 27 e 28, enquanto os dias 29 e 30 apresentam risco de temporais mais intensos em diferentes regiões.

Para mais conteúdos



Leia também

Calor intenso persiste no litoral no último fim de semana de 2025


Temporada mal começa e Bertioga já sofre com falta d'água; veja o que diz a Sabesp