Balneabilidade piora e litoral de SP soma mais de 50 praias impróprias

Pior situação é a da Baixada Santista, em cidades como Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém; confira também a situação no litoral norte

Esther Zancan
Publicado em 31/01/2025, às 09h24

A famosa praia do Sonho, em Itanhaém, uma das que estão com bandeira vermelha da Cetesb - Prefeitura de Itanhaém


A balneabilidade no litoral de São Paulo piorou nesta semana. De acordo com o boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado na quinta-feira (30), mais de 50 praias estão com bandeira vermelha, o que significa que estão impróprias para o banho. A pior situação se encontra na Baixada Santista. Confira as condições das cidades do litoral norte, Baixada Santista e litoral sul.

Litoral Norte

Baixada Santista e litoral sul

Praia das Astúrias, em Guarujá, está imprópria para o banho  - Turismo Guarujá

 

Atenção

Diante do surto de virose, a Cetesb reitera a recomendação de que a população evite entrar no mar se a praia estiver classificada como imprópria. Também não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas. Lembrando que há diversos alertas para chuvas intensas neste fim de semana no litoral de São Paulo e já foram registrados grandes acumulados durante a semana.



Também não é aconselhável banhar-se em canais, córregos e rios que deságuam no mar. Evite ainda a ingestão de água do mar. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadarem em águas contaminadas. Além da gastroenterite, outras doenças podem ser contraídas, como infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

O governo de São Paulo recomenda, como tratamento para quem apresentar os sintomas de virose, a hidratação. Para casos mais graves, é preciso realizar a hidratação endovenosa. A hospitalização, em geral, é muito rara. Evacuações muito frequentes e líquidas, dificuldade na hidratação, com vômitos que não cedem, pele e boca secas e dificuldade em urinar são indicações de que se deve procurar o serviço de saúde.

Para mais conteúdos:



Leia também

Praia Grande utiliza luz do Sol para dar um "xô" nas viroses de verão


Pesquisas apontam que areia seca da praia é mais contaminada que a areia úmida