Motoristas encontram pontos de lentidão tanto na descida para o litoral paulista quanto no retorno à São Paulo
Redação
Publicado em 25/03/2026, às 08h45
Tráfego intenso marca a manhã desta quarta-feira (25), nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). De acordo com a concessionária Ecovias Imigrantes, responsável pelo complexo viário, o excesso de veículos afeta a viagem de condutores que seguem em direção à capital paulista e ao litoral de São Paulo.
Na subida da serra, a rodovia dos Imigrantes apresenta congestionamento entre o km 16 e o km 14. Já na rodovia Anchieta, também no sentido São Paulo, lentidão atinge condutores em dois pontos distintos: do km 22 ao km 16 e, mais à frente, do km 13 ao km 10.
Para quem viaja em direção à Baixada Santista, a rodovia Anchieta registra fluxo lento do km 63 ao km 65. Além disso, a interligação Baixada tem lentidão do km 1,8 ao km 0,1, na direção da via Anchieta.
Apesar das alterações, as demais rodovias que compõem o SAI operam normalmente. Segundo a administradora, o trânsito flui sem retenções na rodovia Cônego Domênico Rangoni (ex-Piaçaguera-Guarujá), na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho de concessão da Ecovias, e na interligação planalto.
Responsável por ligar a região metropolitana da capital paulista ao litoral e ao Porto de Santos, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) possui uma malha rodoviária de 176,8 quilômetros sob regulação da Artesp. Por ano, esse eixo logístico e turístico recebe um volume expressivo de tráfego, estimado em 40 milhões de veículos.
A empresa que administra o trajeto disponibiliza suporte contínuo aos motoristas. Seja para emergências, socorro mecânico, ou apenas para checar como está o trânsito antes de sair de casa, o usuário tem à disposição o atendimento gratuito pelo telefone 0800 019 7878.
Saiba quais concessionárias administram a rodovia Padre Manoel da Nóbrega
CET-Santos retoma fiscalização de veículos elétricos e autopropelidos irregulares na orla