Radares na Rio-Santos reduzem mortes e arrecadam mais de R$4 milhões em multas

Fiscalização eletrônica registra mais de 203 mil autuações, em cerca de sete meses, e contribui para queda de 48% nos acidentes e 73% nas mortes

Lenildo Silva
Publicado em 25/06/2026, às 13h26

Novos radares instalados na rodovia Rio-Santos integram plano de segurança viária do DER-SP - Thomas Henry/CN


A instalação de 25 novos radares na rodovia Rio-Santos (SP-055), principal ligação entre cidades do litoral de São Paulo, contribuiu para a queda nos acidentes e no número de vítimas, de acordo com dados do DER-SP.

Em cerca de sete meses de operação, os equipamentos registraram 203.120 autuações, com arrecadação aproximada de R$4,8 milhões em multas, segundo apurado pela reportagem do Costa Norte.

Na comparação entre abril de 2025 e abril de 2026, o número de sinistros na SP-055 caiu de 704 para 366, redução de cerca de 48%. O total de vítimas graves passou de 488 para 220, queda de 55%, enquanto os casos de feridos leves diminuíram de 433 para 216, redução de aproximadamente 50%. O número de mortes caiu de 15 para quatro, o que representa redução de 73%.



Ao todo, 649 equipamentos foram distribuídos em pontos considerados críticos da malha rodoviária estadual, definidos a partir de estudos técnicos que levaram em conta fatores como: histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da pista e proximidade de travessias de fauna.

Melhora nos indicadores

A rodovia Rio-Santos é uma das principais ligações do litoral de São Paulo, que conecta cidades como Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Além da SP-055, o acesso à região também ocorre por meio da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté a Ubatuba, e da rodovia dos Tamoios (SP-099), principal ligação entre o Vale do Paraíba e Caraguatatuba.

Os números divulgados pelo DER-SP apontam melhora nos indicadores da rodovia Oswaldo Cruz. No período analisado, os acidentes caíram de 313 para 158, redução de aproximadamente 50%. O total de vítimas passou de 127 para 68, enquanto as mortes diminuíram de quatro para duas.



De acordo com o departamento, a ampliação da fiscalização eletrônica integra as metas de segurança viária estabelecidas para reduzir mortes e lesões no trânsito até 2030. O DER-SP destaca que o monitoramento permite identificar áreas críticas e adotar medidas preventivas para aumentar a segurança dos usuários.

Para mais conteúdos