Ubatuba é escolhida para sediar campeonato brasileiro de apneia de mergulho

O Brasil Open Aida De Apneia Indoor irá reunir os melhores mergulhadores do país, incluindo o recordista mundial e campeão brasileiro, Ricardo Bahia

Gabriela Petarnella
Publicado em 21/11/2023, às 11h02

As inscrições ainda estão abertas para novos competidores - Freepik

A cidade de Ubatuba, no litoral paulista, foi escolhida como sede para o Brasil Open AIDA de Apneia Indoor. O campeonato brasileiro será nos dias 1 e 2 de dezembro na piscina municipal, situada na rua Conceição, 811, no Centro, e reunirá grandes atletas de mergulho em apneia de todo o país.

A escolha do município como sede do evento não foi por acaso. Ivan Brito, presidente da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA) Brasil, revela: “a escolha ocorreu, principalmente, pelo grande número de atletas locais, que na sua quase totalidade, são atletas de altíssimo nível”.

O mergulho em apneia, esporte de aventura que atrai um número específico de adeptos, consiste em reter o ar nos pulmões durante o mergulho sem o uso de equipamentos. A competição, que contemplará as categorias abertas masculina e feminina, será nas modalidades apneia estática (STA) e apneia dinâmica com nadadeiras (DYNB).

Carlos Tiozzo, instrutor profissional de apneia pela AIDA, destaca a singularidade das provas: “na apneia estática, vence aquele que permanece o maior tempo em apneia. Já na dinâmica com nadadeiras, o vencedor é quem percorre uma distância maior, também em apneia, sem o uso de equipamentos independentes de oxigênio”.

Entre os participantes inscritos, destaca-se a presença do recordista mundial de apneia e atual campeão brasileiro, Ricardo Bahia. O biólogo carioca, bateu o recorde mundial em 2010 ao permanecer 20 minutos e 21 segundos sem respirar embaixo d’água e entrou para o Guinness World Records.

As inscrições estão abertas até amanhã (22) e os detalhes podem ser adquiridos por meio do WhatsApp, no número (12) 99625 3624.

O evento conta com o apoio da prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Educação, e da Associação Ubatuba de Surf (AUS).

Ubatuba campeonato brasileiro mergulho esporte APNEIA

Leia também

Cidade do litoral de SP vai realizar casamento comunitário na praia


Litoral de SP registra dois óbitos por afogamento no final de semana


Tráfego é intenso na Mogi-Bertioga nesta manhã de terça-feira (21)