Superação e qualidade de vida integram competição na praia da Enseada, em Bertioga

Segunda etapa do Performance Run Aquathlon & Travessia reuniu 450 atletas na praia da Enseada, no domingo, 14; a próxima etapa será em junho

Eleni Nogueira
Publicado em 15/04/2024, às 14h55 - Atualizado às 15h04

Isadora e Rubia têm em comum o amor ao esporte - Reprodução / Arquivo pessoal

A Performance Run Aquathlon & Travessia fechou a segunda etapa de sua 15ª edição, no domingo (14), em Bertioga. O dia de sol e de mar tranquilo na praia da Enseada, no Cantão do Indaiá, reuniu 450 participantes, em busca de vencer seus próprios limites, de superação e de qualidade de vida.  

A atleta Isadora Candian dos Santos, de 38 anos, membro da equipe Todos Para o Mar (TPM) de Bertioga foi uma delas. Nadadora de águas abertas desde 2015 e moradora de Bertioga há um ano, tinha um desafio pessoal: sua primeira competição depois de um longo período de tratamento oncológico, iniciado em novembro de 2021.

Arquivo Pessoal

 

Isadora mantém a rotina de nadar três vezes por semana, pela manhã, com sua equipe na praia da Enseada; foi graças a esse treino que ela enfrentou os 2.200 metros da categoria travessia longa. Concluiu o trecho em 48 minutos, com a 19ª colocação na categoria geral; primeira,  em sua categoria, 35 a 39 anos.  

Mas, muito além do resultado, a prova teve outro sentido para ela. “Foi muito bom voltar a nadar, participar, a competir, porque eu achei que isso eu não conseguiria mais fazer. É muito importante poder estar de volta a esse espaço com o meu corpinho”, disse feliz.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Sobre o esporte, ela declara: “A natação representa muita coisa para mim, a  fluidez, a meditação, que é vc nadar em águas abertas, em longa distância; representa essa conexão com o mar, com a natureza, com a ancestralidade, com o que eu acredito em termos espirituais”. 

Amor pelo esporte

A professora Rubia Sanches, 48 anos, é outra que não abre mão do esporte no dia a dia, e que tem no calendário da TH5 uma oportunidade de testar seu desempenho, bem como de participar da festa esportiva que o evento representa. “É uma prova gostosa de fazer. Há mais de 10 anos eu participo de competições, mas estava parada há um ano e agora resolvi voltar. O principal foco é a qualidade de vida, a saúde. Um exemplo para mim são mulheres que sobem no pódio com mais de 60 anos; tem de todas as idades, desde meninas até mulheres com mais de 70 anos, que estão lá competindo com a gente”. 

Arquivo Pessoal

 

Rubia disputa pela categoria Aquathlon, com 600 metros de natação e 3km de corrida. Foi segunda colocada em sua categoria, 45 a 49 anos, e 10ª, no geral feminino. Na etapa anterior, em fevereiro, foi 6ª, na categoria, e 10ª no geral.  “Até que eu fui bem, ultimamente eu ando treinando só corrida, natação bem pouco por conta dos meus horários. Pretendo treinar mais para a próxima etapa”. 

Oswaldo Felippe Jr., diretor da TH5, mostrou-se satisfeito com o resultado da etapa: “Foi um sucesso, o mar estava bom, o nível foi bem alto, com boas disputas”; ele informou que no final desta semana sai o ranking de pontuação dos atletas e equipes e já adiantou uma novidade para a próxima etapa, em junho: “A prova terá o nome do Harry Finger, ultramaratonista de provas de travessia. Será a quinta travessia com o nome dele”.

Bertioga praia da enseada th5

Leia também

Corrida das Torres 2024 reúne 150 competidores no litoral de SP


Prova de aquathlon atrai mais de 500 participantes no litoral de SP