Ex-técnico do Fortaleza, Vojvoda era a segunda opção mais bem vista pela torcida; Sampaoli teria feito novas exigências perto de fechar
Lucas Santos
Publicado em 21/08/2025, às 11h38 - Atualizado em 22/08/2025, às 10h37
Depois de esbarrar em novas exigências de Jorge Sampaoli, o Santos finalmente contratou um treinador: Juan Pablo Vojvoda, ex-Fortaleza. O técnico era a segunda opção mais bem vista pela torcida e foi anunciado na manhã desta sexta-feira (22).
Apesar do acerto, o próximo jogo do Peixe, contra o Bahia, será comandado por Matheus Bachi, e o novo treinador fará sua estreia contra o Fluminense, na Vila Belmiro. O contrato de Vojvoda é até dezembro de 2026. As apurações são dos jornalistas Lucas Musetti, do UOL, e Gabriela Brino.
Na tarde de quarta-feira (20), o Santos deu um prazo curto para o treinador aceitar a proposta, ou não; ele teria até quinta-feira (21) para decidir. Então, veio uma atitude que surpreendeu a diretoria: ele respondeu que analisaria o elenco e daria a resposta o mais rápido possível, mesmo que precisasse virar a noite acordado para isso. E o “sim” veio ainda na quarta-feira.
A princípio, a negociação era dada como difícil, pois o treinador já havia deixado claro que não tinha a intenção de assumir um trabalho agora, apenas em 2026, pois havia ficado muito tempo longe da família, na Argentina, e queria aproveitar estes meses.
Apesar disso, ele aceitou ouvir o Santos por respeito e por reconhecer o tamanho do clube. Antes disso, ele recusou o Red Bull Bragantino e o Grêmio.
A negociação com Sampaoli melou porque ele teria pedido outros reforços que não estavam nas conversas iniciais entre ele e o clube. Isso fez com que o Santos desistisse da contratação para não perder mais tempo.
No Fortaleza, Vojvoda conseguiu um feito quase não visto no futebol brasileiro da atualidade: longevidade. O argentino comandou o Laion por quatro anos e dois meses, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, em 310 partidas.
O técnico conquistou o Campeonato Cearense três vezes (2021, 2022 e 2023) e a Copa do Nordeste duas vezes (2022 e 2024), além do vice-campeonato da Sul-Americana em 2023 e uma terceira colocação na Copa do Brasil. Vojvoda ainda classificou o Leão do Pici para a Libertadores três vezes e terminou o Brasileirão no G-4 duas vezes.
O trabalho do argentino no clube cearense é marcado por bom futebol e resultados positivos, mesmo com um elenco modesto, o que o diferencia de Sampaoli, que tem o costume de pedir por reforços constantemente.
Depois de encerrar as conversas com o Santos, Jorge Sampaoli concedeu entrevista a Musetti, disponível no Youtube. Por chamada de vídeo, o treinador confirmou que o motivo de não ter vindo foi a falta dos reforços exigidos por ele, pois o Santos não conseguiria contratá-los.
Eu amo muito [o Santos] e seria irresponsável da minha parte fazer algo que prejudique o clube. Fizemos uma análise, um diagnóstico, e pensamos que a equipe, para chegar lá, precisava de três jogadores que tivessem a possibilidade de ajudar. Infelizmente são jogadores que têm um valor que o clube não tem”.
Sampaoli contou que realmente estava empolgado com a possível volta, mas que seria irresponsável voltar sem dar uma solução para o time. Apesar disso, ele não escondeu o carinho pelo Peixe, agradeceu a procura, e disse que um dia ainda voltará, mas que esse não é o momento.
Eu fui muito feliz. Foi um dos lugares mais felizes de toda a minha carreira. E eu sei que um dia estarei de volta. E eu gostaria que o Santos fosse tão respeitado e tão grande quanto a sua história. E certamente estaremos juntos novamente, eu sei, eu sinto”.
Projeto da nova arena do Santos é aprovado e obra já tem previsão de conclusão; confira
Santos ultrapassa 25 milhões de seguidores e cresce mais que rival; entenda o motivo