Destinação de recursos federais para jornada extra de guardas municipais

No ano passado, deputado da região apresentou um projeto de lei para reforçar a segurança por meio da remuneração dos agentes por jornada extra, com repasses dos estados e da União

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 26/04/2024, às 16h32

Paulo Alexandre Barbosa faz discurso no plenário da Câmara - Arquivo CN

O projeto de lei para instituir o Programa Cidade Segura, proposto pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados nesta semana. Apresentada em agosto do ano passado, a iniciativa propõe a criação da possibilidade de repasse de recursos pelos estados e governo Federal para o pagamento de diárias especiais aos agentes das guardas municipais por jornada de trabalho extraordinária.

Como funcionará I

O dispositivo altera a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, trazendo a alternativa para esses profissionais serem remunerados para atuar em horário de folga. Estados, governo Federal e iniciativa privada poderão destinar recursos financeiros aos municípios para apoiar a instituição e pagar a diária especial aos GMs, contribuindo com a ação.

Trâmites

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator da proposta, o deputado federal Delegado Palumbo (MDB), com poucas alterações. Agora, o PL segue para mais duas comissões da Câmara dos Deputados: Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O programa

A lei define que a participação dos integrantes da GM na jornada de trabalho extraordinária seja facultativa. Durante o período em que atuarem sob esse novo regime, os agentes poderão desempenhar diversas atividades, como a proteção de bens, segurança de grandes eventos, participação em operações com outros órgãos de segurança, patrulhamento, monitoramento remoto, segurança escolar, entre outras funções.

Com a palavra, o deputado

"Cada vez mais os municípios se equipam e melhoram a estrutura das guardas municipais. Nós precisamos de recursos para valorizar essa força de segurança e ampliar a presença desses agentes nas ruas. Não basta que a política de segurança do governo Federal seja baseada somente em discursos", afirmou o parlamentar.

Eleições 2024 

Jovens de 16 ou 17 anos de idade têm até 8 de maio para tirar o primeiro título de eleitor, que habilita o cidadão a exercer seu direito ao voto. Neste ano, serão eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores. O pleito acontece no dia 6 de outubro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na região

Segundo o Cartório Eleitoral de Cubatão (119ª ZE), já são 89.264 eleitores no município neste ano. O alistamento abre portas para ampliar engajamento político e a expressão dos desejos da população nas urnas.

Fique atento!

Atualmente, o procedimento de alistamento eleitoral só pode ser feito presencialmente, no cartório eleitoral que fica na Rua Bahia, 67, na Vila Paulista, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O agendamento pelo site ocorre até o dia 30 de abril. Porém, a partir do dia 1º, não será mais possível fazer agendamento prévio na página do TRE-SP para o presencial, devendo a eleitora ou o eleitor se dirigir diretamente ao cartório ou posto mais próximo de sua residência. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

Plantão

Além disso, o Cartório Eleitoral de Cubatão informa que haverá plantão de atendimento para o alistamento eleitoral nos dias 1º de maio, feriado, e também no fim de semana dos dias 4 e 5 de maio, das 11h às 17h.

Cubatão Segurança guarda municipal Paulo Alexandre Barbosa

Leia também

Acidente em cruzamento da Vila Mathias deixa 11 feridos em Santos


Capacitação em Cubatão orienta servidores públicos para eleições 2024


Cartórios eleitorais de SP vão atender no feriado do Trabalhador