CONDUTAS VEDADAS

Capacitação em Cubatão orienta servidores públicos para eleições 2024

Objetivo foi esclarecer dúvidas e reforçar a importância da conduta ética e responsável por parte dos agentes públicos durante o período eleitoral

Redação
Publicado em 26/04/2024, às 12h21

FacebookTwitterWhatsApp
Capacitação reuniu servidores no auditório da Ciesp - Rodrigo Palassi
Capacitação reuniu servidores no auditório da Ciesp - Rodrigo Palassi

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu, no dia 23, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) da Regional da cidade, a capacitação Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral. O evento, realizado com o apoio da Justiça Eleitoral, teve como objetivo orientar os servidores dos poderes Executivo e Legislativo sobre as normas que regem o pleito eleitoral.

Veja também:Cartórios Eleitorais de SP vão atender no feriado do Trabalhador

A capacitação foi ministrada pelo advogado Anderson Alarcon, especialista em Direito Eleitoral e Direito Público, mestre em Ciências Políticas Sociais e doutor em Ciência Política. Em sua explanação, Alarcon destacou a importância da imparcialidade dos agentes públicos durante o período eleitoral e ressaltou que a conduta vedada visa garantir a igualdade de condições entre os candidatos e a legitimidade das eleições.

Condutas vedadas: o que é preciso saber?

O especialista abordou os principais pontos da Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece as normas gerais para as eleições. Entre os tópicos abordados, destacaram-se:

  • Proibição do uso da máquina pública em favor de candidatos ou partidos políticos;
  • Restrições à publicidade institucional no período eleitoral;
  • Veto à participação em atividades de campanha eleitoral durante o horário de trabalho;
  • Limitações à nomeação, exoneração e transferência de servidores públicos durante o período eleitoral.

Alarcon também enfatizou que a participação em campanhas eleitorais é um direito de todos os cidadãos, inclusive dos servidores públicos. No entanto, essa participação deve se dar fora do horário de trabalho e em estrita observância dos princípios éticos e da legislação eleitoral.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!