Comissão de Turismo aprova rota de cicloturismo da Costa da Mata Atlântica

A propositura impulsiona o ecoturismo e o crescimento econômico da Baixada Santista

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 16/04/2024, às 17h22

Cidade de Cubatão está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar - Prefeitura Municipal de Cubatão

Com o objetivo de integrar a região metropolitana, bem como incentivar o turismo das nove cidades da Baixada Santista e a prática de atividade física, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr (PSD) apresentou a proposta da Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica. A Rota Turística, com um percurso de 143 km, abrangerá Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, podendo ainda integrar outras cidades paulistas. O trajeto será dividido em sete percursos, sendo a decisão de cada segmento feita pelos municípios de forma que se adeque ao âmbito municipal e metropolitano.

A palavra do deputado

"O projeto representa a união de esforços entre o poder estadual e municipal. Tivemos uma mobilização metropolitana muito importante com os secretários, visando o desenvolvimento regional e o bem-estar da população", comenta Corrêa Jr.

O início

O projeto surgiu na Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista - AGEM, com a presença do parlamentar e secretários municipais de turismo da região, onde foram debatidas alternativas para trazer recursos que complementem as demandas metropolitanas e fomentem o ecoturismo.

O fim

O projeto de lei 1430/2023 foi aprovado na Comissão de Turismo de hoje (9). Agora, o projeto passará pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, e uma vez aprovado, tramitará em votação no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nota oficial

A prefeitura de Cubatão se manifestou sobre a Operação Munditia, realizada hoje (16) pelo Gaeco na cidade. A assessoria informou que a investigação apura eventuais irregularidades em contratos da Câmara Municipal, não sendo a prefeitura citada na referida investigação. Mesmo assim, tem colaborado com o Ministério Público, fornecendo documentos e informações solicitados.

Poder legislativo

A Câmara Municipal de Cubatão informou que tomou ciência da referida operação e que está colaborando com as equipes de investigação, fornecendo todos os documentos solicitados pelas autoridades e está à disposição da Justiça para prestar quaisquer esclarecimentos e segue acompanhando os desdobramentos do ocorrido.

Fim das enchentes?

O prefeito Rogério Santos (Republicanos) assinou um termo de cooperação com a Autoridade Portuária de Santos e as empresas MRS e Ecovias para a instalação de mais uma estação elevatória na Zona Noroeste para mitigar alagamentos nesta região da Cidade. O evento foi agora à tarde, na sede da prefeitura.

Cubatão mata atlântica cidade de santos Paulo Correa Jr

Leia também

Moradores de Bertioga terão acesso ao Serviço de Justiça Itinerante em maio


Fim das saidinhas temporárias? Você é a favor ou contra?


Alerta amarelo para chuvas e ventos intensos é mantido no litoral de SP