Defesa Civil de São Sebastião e Exército criam protocolo para Operação Dilúvio

Quinze militares avaliarão locais que podem ser usados em casos de emergências, como pouso e decolagem de aeronaves, alojamentos, entre outros

Redação
Publicado em 12/06/2024, às 10h54 - Atualizado às 11h11

Participam equipes do Exército de Caçapava, Guarujá e São Paulo - Luciano Vieira

A Defesa Civil de São Sebastião recebe, nesta semana, equipes do Exército Brasileiro de Caçapava, Guarujá e São Paulo, para a criação de um protocolo de ações a serem adotadas em situações anormais, como desastres e emergências climáticas. O grupo chegou à cidade na terça (11) e ficará até a sexta-feira (14). Pelo menos quinze militares avaliarão locais que podem ser usados para situações emergenciais em caso de necessidade, como pouso e decolagem de aviões, alojamentos, instalações militares, além da avaliação de estruturas de escolas e de locais da área da saúde, como hospitais.

Atividades

Na parte da manhã, houve uma roda de conversa no auditório da Casa de Cultura, no centro. Em seguida, o grupo foi dividido para realização de avaliação em possíveis áreas de uso. Já na parte da tarde, o major Hélio Viana Santos Sobrinho, da Seção Operacional, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), se reuniu com agentes públicos da prefeitura de São Sebastião, Polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, entre outros, para fazer a apresentação oficial da Operação Dilúvio.

Segundo ele, o exercício serve para apoio do exército à Defesa Civil. “Os eventos da catástrofe de 2023, em São Sebastião, nos mostrou a importância desses treinamentos e preparação da brigada ao analisar todo o cenário", disse o major Hélio ao lembrar que, antes do dia 19 de fevereiro, as ações eram planejadas dentro do quartel.

Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, essa ação conjunta com o exército permite a adequação dos planos de contingência dos dois órgãos. “Nosso Plamcon é classificado como eficiente, conseguimos atender com resposta rápida e, agora, com esse treinamento com o exército, estamos nos preparando ainda mais, assim como os militares, para o caso de algum novo evento adverso”.

Com informações do site oficial da prefeitura de São Sebastião

São Sebastião defesa civil exército

Leia também

Guarujá divulga censo hoteleiro inédito com mais de 10 mil leitos registrados


Confira as novas alterações no trânsito de Santos devido às obras do VLT