Santos deve ter fim de semana de fortes ventos, maré alta e chuva

Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, a cidade está em estado de atenção para alagamentos nas áreas mais baixas

Redação
Publicado em 24/05/2024, às 09h46 - Atualizado às 09h58

Previsão é de chegada de chuvas e risco para rajadas de vento a partir da noite de hoje (24) - Prefeitura de Santos

Vem virada de tempo por aí. Depois de dias de sol e temperatura elevada, a chegada de uma frente fria e de uma massa de ar polar deve provocar uma mudança radical no clima do litoral paulista. A cidade de Santos pode registrar, inclusive, fortes rajadas de vento, maré alta e mar agitado. 

De acordo com o boletim meteorológico da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológico, da Defesa Civil de Santos, divulgado na manhã de quinta-feira (23), o avanço da frente fria trará os primeiros efeitos ainda na noite desta sexta-feira (24),  com a chegada de chuvas e risco para rajadas de vento superiores a 80 quilômetros por hora.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

As chuvas devem continuar até a segunda-feira (27), com precipitação de intensidade moderada e de forma persistente, podendo ficar mais  intensas em alguns períodos. O volume de chuva previsto  é significativo. No domingo, por exemplo, a previsão é de intensidade entre moderada e forte,com volume entre 25 e 50 milímetros de água. A frente fria também deve promover a queda da temperatura para os próximos dias.

Maré e onda altas

O boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, divulgado na quarta-feira (22), aponta que, devido ao avanço da frente fria, haverá ventos intensos na região costeira, com previsão de maré alta a partir desta sexta-feira e mar agitado a partir de sábado (25).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,8 metro, na baía de Santos, e 2,2 metros, no interior do estuário, com pico previsto para a tarde de sábado, por volta das 15h, representando um aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés. Por volta das 18 horas, as ondas podem atingir 2 metros. Na tarde de domingo (26), por volta das 16h, no estuário, a maré pode ter altura máxima de 2 metros.

Maré alta é preocupação e cidade já está em estado de atenção  - Acervo / Prefeitura de Santos

Com esse cenário, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, no município, o estado é de atenção para a possibilidade de alagamentos nas áreas mais baixas, potencializados pela ocorrência de chuva e altura de ondas.

Com informações de prefeitura de Santos

Santos chuva maré alta FORTES VENTOS

Leia também

Depois de verão fora de época, frio finalmente chega ao litoral de SP


Banhos de mar em Santos já chegaram a ser recomendados por médicos