Cerimônia de abertura do 2º final de semana dos Festejos de Iemanjá em PG acontece hoje (10)

Celebração acontece em frente à Estátua de Iemanjá, a partir das 20 horas

Da redação
Publicado em 10/12/2022, às 16h36 - Atualizado às 16h46

Cerimônia de abertura começa neste sábado às 20 horas Festa de Iemanjá acontece neste sábado (3) em Bertioga Mãos da imagem Iemanjá segurando flores - Divulgação/Prefeitura de Bertioga


Acontece neste sábado (10), às 20 horas, a cerimônia de abertura do 2º final de semana dos Festejos de Iemanjá 2022. Aberta ao público, a celebração reúne centenas de fiéis e simpatizantes, incluindo federações, religiosos, fiéis e simpatizantes, em frente à Estátua de Iemanjá, para saudarem a Rainha do Mar, em Praia Grande.

Após a cerimônia, as atividades ocorrem durante toda a madrugada e terminam no domingo, dia 11, na faixa de areia do bairro Mirim até o Caiçara. Nesta edição, o evento conta com um posto de validação, localizado no Espaço Piaçabuçu (Mirim), e 2 postos de informações na orla da praia. No posto de validação, fiéis federados, não federados e de Tradição Histórica devem apresentar a documentação necessária. 

Nesses locais, QRcodes ficarão disponíveis para que os participantes possam acessar as informações gerais e mapas do evento. 



Leia também: Festejos de Iemanjá já têm data para começar em Praia Grande

Fazendo parte do calendário estadual de Turismo, os Festejos de Iemanjá ocorrem oficialmente há mais de 50 anos no município, antes mesmo da emancipação de Praia Grande. 

Fiscalização de ônibus e micro-ônibus



Para evitar irregularidades e fomentar o comércio local, coibindo o chamado “turismo de um dia” ou o fretamento desordenado de passageiros, a Secretaria de Transportes (Setransp) está intensificando a fiscalização de entrada irregular de ônibus, micro-ônibus e vans turísticas na cidade através da chamada Operação Hermes. 

E com a realização dos Festejos de Iemanjá, realizados na cidade nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro, a ação tem sido intensificada, pois a entrada desses veículos para o evento religioso só é permitida com a autorização prévia da Secretaria de Cultura e Turismo, seguindo critérios determinados por lei. Durante as fiscalizações realizadas nos dias 3 e 4, 169 veículos foram fiscalizados e, destes, 12 apresentaram irregularidades e foram apreendidos.

Durante a operação, seguem sendo realizadas blitze com equipes dos setores municipais de Transportes, Trânsito, Urbanismo e Segurança, com apoio das Polícias Militar e Rodoviária e a Artesp, nos principais pontos de entrada da cidade.