Festival deve reunir cerca de 200 pilotos de voo livre no litoral norte

Voo livre é atração no morro do Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos de Caraguatatuba; pouso ocorre próximo à praia do Centro.

Estéfani Braz
Publicado em 26/04/2024, às 22h07 - Atualizado em 27/04/2024, às 09h55

Festival entrou para o calendário oficial da cidade como parte das comemorações de aniversário - Imagens cedidas/CVLC

O aniversário de Caraguatatuba, no litoral norte, foi comemorado no último dia 20, mas as festividades, que marcam o mês da emancipação político-administrativa da cidade, continuam. Neste sábado (27) e domingo (28), realiza-se o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre. Os saltos de asa delta e paraglider são realizados a partir do morro do Santo Antônio, com pouso próximo à estátua de Iemanjá, na praia do Centro.

A expectativa do Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC) é de que cerca de 200 pilotos participem do evento, se as condições climáticas colaborarem. Mesmo com previsão de tempo bom para este fim de semana, o cenário de ventos não está favorável para salto no domingo. 

Voo livre proporciona um belo visual da baía de Caraguatatuba - Imagens cedidas/CVLC

 

Em 2023, o festival teve 150 pilotos inscritos, de várias partes do Brasil. Segundo Samuel Monteiro, presidente do CVLC, o evento é realizado desde 1980. “Todo aniversário da cidade, sempre teve um festival de voo livre. Então, acabou virando tradição. Muita gente já fez isso, e como Caraguá é um dos melhores para fazer o festival, igual fazemos aqui, encontro de famílias. Então, por isso que dá certo. A galera vem de longe para curtir, porque daí vem aqui, traz a família, pode voar, família fica na praia, tudo perto”.

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

O evento é realizado todos os anos pela prefeitura de Caraguatatuba. Desde as quatro edições anteriores, o festival presta homenagem a Auracy Mansano, nascido em São Paulo em 9 de junho de 1935. Auracy mudou para Caraguatatuba  em 1978 e foi reconhecido como um professor dedicado de pedagogia, ciências, matemática e artes. Ele é lembrado por sua paixão pelos esportes aéreos e seu envolvimento na comunidade de voo livre.

O secretário do Clube de Voo Livre, Rodolfo Leal de Lima, revela que a programação vai além dos saltos. “Durante o evento, temos atrações como pilotos de manobras e sorteios de brindes para os presentes no local. No sábado, teremos o show da banda Bicho da Costeira e, no domingo, um show de reggae de uma banda formada somente por pilotos, mas que ainda não tem nome porque estamos pegando os pilotos inscritos”.

O Festival é aberto ao público. As inscrições para os pilotos interessados em participar do evento podem ser feitas no dia. É necessário o pagamento de uma taxa de R$50. Todos os participantes receberão medalhas e uma camiseta do evento. 

Quem tiver interesse em participar, mas não possuir licença para voo, pode fazer o voo duplo. O valor, com um piloto credenciado do Clube de Voo Livre Caiçara, é de R$380 por pessoa.

VOO LIVRE

A prática de voo livre começou com a asa delta, em Caraguatatuba, ao final da década de 1970. A decolagem partia da antiga imagem, localizada no morro do Santo Antônio, cerca de 200 metros abaixo da atual. Em Caraguatatuba, os pioneiros na atividade foram Jordan, Caco, Derval Teixeira e Giba. Atualmente, a cidade conta com um Clube de Voo Livre de Caraguatatuba (CVLC), cuja equipe é responsável pelas duas rampas existentes no morro do Santo Antônio. O clube também promove aulas de asa delta e parapente, para quem deseja se habilitar. 

A atual diretoria do Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC) é composta pelos pilotos Samuel de Oliveira Monteiro (presidente); Flavio Roberto de Matos, conhecido como “Bagrão” (vice-presidente); Rodolfo Leal de Lima (secretário); Sidnei dos Santos, “Cidinho” (tesoureiro); Guilherme Leite da Silva (diretor técnico de asa delta) e Diego Leite da Silva (diretor técnico de parapente). Eles estarão presentes nos dias de evento.

Caraguatatuba Litoral Norte voo livre

Leia também

Em pleno outono, litoral de SP deve ter fim de semana com calor de verão


Morro do Santo Antônio: uma maré de adrenalina no litoral norte de SP