Caraguatatuba cria setor para acompanhar mudanças climáticas e ocupações irregulares

Novo setor pretende monitorar a cidade, mitigar os danos e adaptar a infraestrutura às mudanças climáticas

Estéfani Braz
Publicado em 10/06/2024, às 20h21 - Atualizado às 20h33

Setor foi criado após adesão ao sistema de monitoramento de alertas por satélite - Divulgação/PMC

Avaliar os desafios gerados pelas mudanças climáticas e frear ocupações irregulares são questões importantes, que precisam ser analisadas pelo poder público para tentar reduzir os impactos negativos que temos acompanhado a cada ano. Após aderir ao sistema de monitoramento de alertas por satélite, a prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte, anunciou a criação do setor 'Mudanças climáticas, ocupações irregulares e planejamento urbano',  vinculado à Secretaria de Urbanismo. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp.

Segundo a prefeitura, a iniciativa pretende monitorar a cidade, mitigar os danos e adaptar a infraestrutura às mudanças climáticas, garantindo a proteção da população frente a eventos extremos. O novo setor será liderado diretamente pelo secretário de Urbanismo, Wilber Schmidt Cardozo, e contará com os técnicos da secretaria. 

O sistema de monitoramento de alertas por satélite será uma das ferramentas utilizadas. Por seu intermédio, a prefeitura receberá imagens atualizadas a cada três meses, permitindo uma atuação mais eficaz no combate às ocupações irregulares.

*Com informações da prefeitura de Caraguatatuba.

Caraguatatuba Litoral Norte Meio Ambiente mudanças climáticas

Leia também

Municípios do litoral norte aderem a Sistema de Monitoramento por Satélites


Drone reforça monitoramento de áreas de risco em Santos