Visitação à aldeia indígena no litoral de SP é opção de passeio cultural

Aldeia guarani Rio Silveira fica entre Bertioga e São Sebastião; veja como realizar o passeio, que promete uma imersão cultural

Redação
Publicado em 22/02/2024, às 14h19 - Atualizado às 14h31

Passeio inclui rituais, danças, produção e experimentação de comida típica - Prefeitura de Bertioga

Uma opção de passeio no litoral de São Paulo, que foge à tradicional trinca praia, sol e mar, é a visita à aldeia guarani Rio Silveira, localizada na divisa entre as cidades de Bertioga e São Sebastião. Uma verdadeira oportunidade para uma imersão em outra cultura, o passeio inclui rituais, danças, produção e experimentação de comida típica, além de trilhas para uma cachoeira, proporcionando uma experiência refrescante e ensinamentos ancestrais sobre a natureza. A reserva indígena é subdividida em cinco núcleos habitacionais e se constitui em um registro vivo da história do Brasil.

Segundo o historiador Cadu de Castro, que trabalha com comunidades indígenas há 19 anos, o turismo de base comunitária é feito com os líderes de alguns núcleos da aldeia, que levam as pessoas para conhecerem a casa de reza. Cadu explicou que, no local, os visitantes realizam um bate-papo com o líder espiritual sobre a cultura e, principalmente, sobre a religiosidade guarani.

Ainda de acordo com o historiador, os rituais religiosos que acontecem diariamente nas casas de reza são extremamente importantes. Há ainda  outros rituais, como o batismo de alimentos e a celebração do ano novo guarani. A relação com a floresta, por parte dos membros da aldeia, é espiritual, por viverem em um sistema sustentável e serem conhecidos por proteger a natureza.

Passeio é uma oportunidade para conhecer ensinamentos ancestrais - Prefeitura de Bertioga

 

Cadu  acrescentou que, durante a visitação, os indígenas apresentam algumas danças e cânticos, realizados durante os rituais diários. “A dança do tangará é uma dança feminina, e a dança dos Xondaro é o treinamento do guerreiro guarani. Em alguns núcleos, têm a prática de arco e flecha, peteca e banho de cachoeira, então pode variar de núcleo para núcleo, as atividades que acontecem durante a vivência na aldeia”, explicou.

Cultura guarani

Os guaranis estão entre os povos que mais preservam a língua e outros costumes, que chamam de nhanderekó, a cultura guarani, de acordo com Cadu. Ela é compartilhada em todas as aldeias guaranis, sendo importante o conhecimento da língua materna, além de, na escola, começarem a aprender o segundo idioma, o português.

O modo de vida guarani conta com diversas atividades, como a produção do artesanato, a atividade da caça, da pesca e a agricultura. Esta vem sendo cada vez mais realizada, mantendo suas raízes com o cultivo de palmito e plantas ornamentais, segundo o Plano Diretor de Turismo de Bertioga (2020). Entre as fontes de renda, existem aqueles que trabalham nas escolas e postos de saúde da própria aldeia, aqueles que produzem artesanato, e o próprio turismo, desenvolvido com protagonismo e autonomia da comunidade.

Aldeia Rio Silveira é um registro vivo da história do Brasil - Prefeitura de Bertioga

 

Como realizar o passeio

Localizada dentro de uma área de Unidade de Conservação Permanente, que é o Parque Estadual Serra do Mar, em um território de mais de nove mil hectares, entre o oceano e o litoral norte paulista, a aldeia tem condições de manter sua cultura e receber turistas, durante o ano, em visitas agendadas e autorizadas pelas prefeituras de Bertioga e de São Sebastião, bem como pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e pelo cacique Adolfo.

A entrada principal da aldeia é pela avenida Tupi Guarani, na altura do km 183, da rodovia Rio-Santos. Para a visita, é possível entrar em contato com o cacique Adolfo,  pelo telefone (11) 94231 7570 e pelos seguintes contatos:

Passeio Bertioga São Sebastião aldeia guarani rio silveira

Leia também

Curte surfe? Então, você não pode deixar de visitar Bertioga


Fortaleza em Bertioga guarda um pedaço da história do Brasil


Cartão-postal de Bertioga ganha ares de desenho animado da Disney