População e pescadores de Bertioga têm motivo pra comemorar

Cidade vai integrar projeto de preservação que prevê pagamento a pescadores artesanais por recolhimento de resíduos do mar

Redação
Publicado em 01/11/2023, às 15h58 - Atualizado em 03/11/2023, às 14h40

Praia de Guaratuba, em Bertioga. Cidade tem uma das maiores áreas de proteção do litoral - Imagem: Reprodução / Naturam

A prefeitura de Bertioga, no litoral de SP, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (1º) que a cidade é uma das beneficiadas na segunda fase do projeto de preservação marinha Mar Sem Lixo. O programa começou em junho de 2022 em Ubatuba, Cananéia e Itanhaém. 

A participação de Bertioga e também de São Sebastião e Guarujá no projeto foi antecipada ontem (31) pelo Portal Costa Norte. “Ações assim são fundamentais para aumentar a conscientização sobre a problemática do descarte de lixo no mar”, disse a gestão municipal bertioguense. 

Idealizado pela Fundação Florestal (FF) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e gerido na ponta pelas coordenação da Áreas de Proteção Ambiental, o projeto é voltado aos pescadores artesanais de arrasto de camarão e beneficia toda a população ao diminuir os resíduos marinhos.

Posto de coleta do programa em Bertioga. Imagem: Divulgação / Prefeitura de Bertioga

 

Eles, os pescadores, coletam resíduos durante a atividade pesqueira e são remunerados pelo material coletado. Os pescadores interessados, anunciou a prefeitura, podem se cadastrar no projeto do dia 7 até dia 11 de novembro, na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, localizada na rua Henrique Costabile, 114, Centro. O telefone para contato é o (13) 3317 2094. 

"O projeto incentiva pescadores a trazerem o lixo que coletam no mar para o continente, onde a Cooperativa de Catadores fará a destinação adequada. A participação dos pescadores no projeto será remunerada de acordo com o peso dos resíduos que entregam", explicou a prefeitura. 

Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, celebrou a chegada do projeto à cidade: “É mais um instrumento de proteção e conservação do ambiente marinho, além de promover o incentivo àqueles que vivem da pesca, contribuindo para a mudança de comportamento da sociedade”.

Mylene Vaz Pinto Lyra, diretora de Educação Ambiental, disse que o projeto vai enriquecer outros desenvolvidos na cidade, citando as atividades realizadas no Centro de Educação Ambiental, como mutirões de limpeza de praias, rios, costões e manguezais, bem como atividades educacionais em escolas e campanhas de comunicação. 

Bertioga Meio Ambiente LITORAL DE SP MAR SEM LIXO

Leia também

Documentarista que chorou ao avistar baleia no litoral de SP lança filme


Como pescadores recolheram 2,5 toneladas de lixo do mar no litoral de SP


Clima: frente fria deve provocar chuva forte no litoral