Governador Tarcísio de Freitas estará presente ao evento que marca início da Operação Verão 2025/2026 e entrega de novas estruturas do hospital municipal Santa Teresinha
Redação
Publicado em 19/12/2025, às 13h27
Bertioga, no litoral de São Paulo, recebe neste sábado (20), uma agenda institucional com dois eventos: a abertura oficial da Operação Verão 2025/2026 e a inauguração da unidade de terapia intensiva (UTI) adulto e do centro cirúrgico do hospital municipal Santa Teresinha.
As atividades contam com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado por autoridades estaduais e municipais. A programação começa às 10 horas.
Abertura da Operação Verão 2025/2026 ocorre às 10h, na Tenda de Eventos, no Centro. Durante a solenidade, a tropa será apresentada ao governador, marcando o início das ações de reforço da segurança pública na alta temporada.
Nesta edição, a operação reúne mais de 550 profissionais, entre policiais militares, policiais rodoviários, guarda-vidas e guardas civis municipais.
A operação conta ainda com o apoio do sistema Smart Bertioga, que amplia o monitoramento e a capacidade de resposta às ocorrências, durante o período de maior movimento na cidade. A cerimônia ocorre na Tenda de Eventos, na avenida Vicente de Carvalho, 787.
Na sequência, a agenda prevê a inauguração da UTI adulto e do centro cirúrgico do hospital municipal Santa Teresinha, localizado na praça Vicente Molinari, no Centro.
A entrega das novas estruturas foi viabilizada por convênio entre o governo do estado de São Paulo e a prefeitura de Bertioga, e representa uma etapa considerada essencial para o pleno funcionamento da unidade hospitalar.
O bloco do hospital foi entregue no fim de 2024 e, desde então, alas parciais de enfermaria já estão em funcionamento, conforme informou a administração municipal.
Com a nova fase, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI adulto, quatro salas cirúrgicas e 84 leitos de enfermaria, totalizando 94 leitos em operação. O investimento, de acordo com a prefeitura, supera R$ 18 milhões.
Segundo a administração municipal, a ampliação fortalece o acesso da população a procedimentos especializados e reduz a necessidade de transferências para outros municípios, consolidando a unidade como referência regional em atendimentos de média e alta complexidade na rede pública.
O prefeito Marcelo Vilares destacou a importância da entrega. “Este é um momento histórico para Bertioga. Estamos colocando em pleno funcionamento os leitos de UTI e o novo centro cirúrgico do nosso hospital municipal. Agradeço ao governador por esse olhar atencioso com a nossa cidade. Essa é uma conquista que fortalece a saúde pública, melhora o atendimento à população e, acima de tudo, ajuda a salvar vidas”, afirmou.
A secretária de Saúde de Bertioga, Fabiana Paviani, também comentou a nova etapa. Segundo ela, a entrega “simboliza um novo capítulo para a saúde pública da cidade. A entrega da UTI e do centro cirúrgico significa mais vidas cuidadas perto de casa, com dignidade, respeito e um olhar humano para quem mais precisa”.
O complexo hospitalar recebeu o nome de Santa Teresinha em referência à passagem das relíquias da santa por Bertioga, que abençoaram o hospital entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024, conforme divulgado pela prefeitura.
UTI do hospital municipal de Bertioga deve ser inaugurada até o fim de 2025
Bertioga abre seleção para gestão de UTI e enfermaria do hospital municipal