Balsa entre Ilhabela e São Sebastião: saiba quem tem prioridade

Mais de dez diferentes grupos de prioridade podem fazer embarque preferencial; filas neste final de ano chegam a atingir cinco horas de espera

Rebeca Freitas
Publicado em 28/12/2023, às 16h27 - Atualizado às 16h35

Grupos de prioridade são determinados por lei federal - Semil

A travessia de automóveis, realizada por meio de balsas, que conectam a cidade continental de São Sebastião a Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo, tem gerado muita espera e dúvidas neste fim de ano.  Longas filas atordoam turistas e a espera pela travessia chegou a 5 horas, na quarta-feira (27)

Em um grupo de Facebook denominado Ilhabela, o internauta Tiago Viana compartilha sua dúvida: “Minha filha tem 2 anos e 1 mês, saberiam me informar se ainda podemos pegar a fila de prioridade?”, pergunta. Em resposta a seu próprio post, ele diz “Galera, passei pela balsa agora, o rapaz do guichê disse que é até dois anos só, dois anos e um mês já não passa como prioridade”. Na mesma postagem, outra internauta, Cida Rodrigues, comenta: “Nessa época de temporada até prioridade fica difícil”. 

Em contraste, muitos turistas não sabem que existe uma fila preferencial, a qual diversos grupos têm direito a embarcar primeiro. As placas sinalizam aos motoristas onde acessar a fila, que é separada da principal. Para o embarque preferencial, é necessário apresentar um documento que comprove a prioridade. 

Conforme a prefeitura de Ilhabela, os grupos de prioridade são determinados por uma lei federal, cumprida pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. Desde 2022, o benefício para carros com placas de São Sebastião e Ilhabela foi suspenso, após determinação do Ministério Público, mantendo a prioridade apenas para os grupos descritos abaixo. 

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o embarque preferencial e prioritário é válido para os seguintes grupos:

Já o embarque prioritário, exclusivo para veículos em situação de emergência, conforme descreve o decreto nº 18740/82, art.2º, é destinado para ambulâncias, serviços funerários, Guarda Civil Municipal, prestadores de serviços essenciais (energia, água, insumos hospitalares e entre outros).

Ainda conforme o Semil, o embarque nas travessias litorâneas obedece à ordem de chegada dos veículos. A faixa de prioridade (pista livre) existe para o embarque de veículos em emergência.

Medidas para redução das filas

Em outubro, o governo de São Paulo anunciou medidas para melhorar a operação e reduzir a demora na travessia, voltadas para a circulação de veículos de grande porte. Entre as medidas está a restrição de circulação de caminhões a partir de quatro eixos, de segunda a quinta-feira, entre às 6h e 20 horas. 

Nos finais de semana, os horários são diferentes. Para entrar em Ilhabela, o trânsito está proibido para caminhões de três eixos ou mais, na sexta-feira, das 10h às 23h59; no sábado, das 8h às 16h; e no domingo, das 8h às 14h. Em véspera de feriado prolongado, a proibição vale das 11h às 23h59; e no primeiro dia do período prolongado, das 8h às 16 horas.

A resolução também proíbe o embarque de caminhões que ultrapassem o limite máximo de peso bruto total (PBT) de 40 toneladas. A restrição se aplica, ainda, a veículos a partir de três eixos, quando a altura da maré for inferior a 0,5 metros.

Ilhabela São Sebastião balsa travessia espera demora prioridade fila preferencial

Leia também

Litoral norte se destaca na arte da produção de cerveja artesanal


Jovem permanece desaparecido desde domingo (24) nas águas do litoral norte