Governo de SP inicia projeto para leiloar travessias de balsas

Projeto do governo de Tarcísio de Freitas prevê a concessão de 14 travessias de balsas no estado; leilão está previsto para 2025

Redação
Publicado em 10/12/2023, às 18h03 - Atualizado em 11/12/2023, às 08h27

Todas as travessias do litoral paulista estão incluídas no projeto de privatização - Divulgação Semil

O governo do estado de São Paulo deu o pontapé inicial no projeto de privatização das travessias de balsas. Em reunião das Secretarias de Parceria em Investimento (SPI) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizada na quarta-feira (6), foi definido o cronograma para os estudos que antecedem o leilão.

O projeto do governo de Tarcísio de Freitas (Republicados), prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 travessias, das quais oito litorâneas, três do sistema de balsa da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. Atualmente, o Departamento Hidroviário (DH) da Semil é responsável pela operação dessas travessias.

As travessias litorâneas compreendem importantes rotas, como São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Ilha Comprida, Iguapé-Juréia, Cananéia-Continente e Cananéia-Ariri.

De acordo com a Semil, os estudos para o projeto serão conduzidos pela Companhia Paulista de Parcerias (CPP), com apoio técnico especializado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Juntos, avaliarão a viabilidade de incluir estratégias de governança ambiental, social e corporativa (ESG) na prestação do serviço pelo futuro parceiro privado. O leilão está programado para o início de 2025.

O projeto visa conceder o serviço público coletivo aquaviário de 14 travessias, sendo oito litorâneas, três do sistema de balsa administradas atualmente pela EMAE, e outras três estão localizadas no Reservatório de Paraibuna. pic.twitter.com/CyW06lWUoZ

— Meio Ambiente Infraestrutura e Logística de SP (@semilsp) December 8, 2023

 

travessia de balsas Governo de SP LITORAL DE SP

Leia também

Travessias de balsas registram horas de espera neste domingo (10)


Prefeito de Guarujá cobra Ecovias por filas de pedágio e iluminação