ARTES

Mostra Museu chega a Santos com obras produzidas durante a quarentena

'Arte na Quarentena' traz criações de artistas de mais de 40 países, expostas gratuitamente de 3 a 29 de maio; há obras de dois artistas santistas

Redação
Publicado em 23/04/2024, às 16h18 - Atualizado às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
Obra 'Cada macaco no seu galho', de Camila Perez Santos - Divulgação
Obra 'Cada macaco no seu galho', de Camila Perez Santos - Divulgação

No dia 3 de maio, chega a Santos a Mostra Museu: Arte na Quarentena. A exposição ficará dividida em dois espaços: no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) e na Galeria de Arte Braz Cubas, no complexo do Teatro Municipal da cidade, aberta à visitação até o dia 29 de maio, com entrada gratuita. Para democratizar o acesso à arte, foi realizada uma chamada aberta, que recebeu mais de 1.400 trabalhos produzidos a partir de março de 2020, início da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Santistas exibirão suas obras  

Em diferentes linguagens de audiovisual, a mostra traz trabalhos de 200 artistas selecionados pela curadora Ana Carolina Ralston. Entre eles, dois santistas: Camila Perez Santos e Leonardo Leite, o Preo. Camila apresenta a obra Cada macaco no seu galho, formada por três painéis nos quais retrata um macaco em cada um deles;  Preo, por sua vez,  exibirá a obra O Salto, que retrata pequenas obras de arte, ou minimal street art.

Em formato itinerante,  a mostra traz novidades, como explica Ana Carolina: “Este ano, as obras extrapolam tal ambiente, ocupando outras duas cidades do estado, Santos e Campinas. Criações que foram produzidas durante esse período tão desafiador, por artistas de diferentes partes do mundo”.  

obra "O Salto", de Preo - divulgação
Obra O Salto, de Preo - divulgação

Exposição itinerante resulta de financiamento público 

A mostra itinerante, que recebeu financiamento público do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAc SP), aposta na interação com o visitante. Chiara Paim Battistoni, idealizadora da exposição e diretora da Amrello Culturartexperiência, explica: “Cada obra tem um QR Code de acesso ao depoimento do artista, o que nos coloca uma perspectiva histórica importante, daquele momento da pandemia”. 

O Museu de Imagem e Som de Santos funciona de segunda a sexta, das 14h às 20h,  e a Galeria Braz Cubas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h; aos sábados e domingos, de acordo com a programação do teatro Municipal Braz Cubas, na avenida Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!