Cultura

Vivência da cultura guarani no Festival Indígena do Rio Silveira

Festival aconteceu na terra indígena Ribeirão Silveira entre 19 e 22 de abril

Marina Aguiar
Publicado em 23/04/2018, às 15h08 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h44

FacebookTwitterWhatsApp
Cultura indígena foi vivenciada por milhares de visitantes na terra indígena Ribeirão Silveira - Marina Aguiar
Cultura indígena foi vivenciada por milhares de visitantes na terra indígena Ribeirão Silveira - Marina Aguiar

O Festival da Cultura Indígena do Rio Silveira aconteceu entre os dias 19 e 22 abril na terra indígena Ribeirão Silveira, celebrando o Dia do Índio. A aldeia, localizada entre as cidades de Bertioga e São Sebastião, recebeu milhares de visitantes, que vivenciaram o esporte, a culinária, o artesanato e a cultura da tribo Guarani.

O evento reuniu excursões de escolas, turísticas e até campistas para participarem do treinamento de xondaro, ou seja, soldado; práticas de arco e flecha; cabo de guerra; luta corporal; corrida de tora; e danças. As comidas típicas também fizeram sucesso por lá, como a Xipa com Palmito, uma espécie de massa de tapioca coberta por palmito pupunha.

O visitante Sérgio Paulo Coelho, morador da Riviera de São Lourenço, levou os filhos e a esposa alemã para estarem em contato com a cultura. Ele participou do treinamento do xondaro. "Foi muito bom, mas foi cansativo. Esses indígenas são super atletas. Acho importante trazer meus filhos, que são meio alemães e meio brasileiros, então tenho que mostrar pra eles as nossas raízes", afirmou.

As irmãs Camila, Luana e Julia Sdei de Moraes aproveitaram o festival para reencontrar uma amiga especial, a índia Ludmilla da Silva Veríssimo, de 12 anos. "Nós conhecemos ela há dois anos e levamos ela para comemorar o aniversário dela lá em casa, com uma festinha, foi muito legal, pra nós e pra ela", contou Luana.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!