Defesa Civil de Santos informa que não há previsão de chuvas; Santos receberá 2025 com 14 minutos de queima de fogos na orla da praia
Esther Zancan
Publicado em 31/12/2024, às 09h01
O último dia de 2024 chegou e, se você é daqueles que não dispensam uma das tradições mais emblemáticas da virada do ano, a notícia é das melhores. A Defesa Civil de Santos informa que, na noite deste 31 de dezembro, a maré promete estar tranquila e não deve atrapalhar quem desejar pular as sete ondas. Segundo o órgão, a altura da maré prevista à meia-noite será de 0,4m, com ondas entre 1m e 1,5 m, na orla da praia de Santos.
O tempo também deve colaborar. Depois de uma segunda-feira (30) chuvosa, a Defesa Civil santista diz que não há previsão de chuvas para estas terça e quarta-feira (1º), o que deve favorecer uma ótima visualização do show pirotécnico na orla da praia da cidade, que vai receber o ano novo com 14 minutos de queima de fogos.
Na manhã desta segunda-feira, houve a vistoria técnica da prefeitura de Santos nas 10 balsas que comportam os fogos de artifício, e que estão em um estaleiro em Vicente de Carvalho, em Guarujá. As embarcações deixaram o local na madrugada desta terça-feira, com todas posicionadas, entre os canais 1 e 6, até as 13 horas. O trajeto será feito em comboio e conta com apoio da Marinha, que aprovou os locais nos quais as balsas permanecerão durante a virada do ano.
O prefeito Rogério Santos, durante vistoria, comentou sobre o show pirotécnico: “Neste ano, modificamos duas balsas, que serão no formato de catamarã e estarão posicionadas na região do canal 1, onde há maior ondulação por conta do vento sul. A previsão é de tempo firme ao longo do dia, poucos ventos na hora da virada e esperamos uma linda festa para santistas e turistas”.
De acordo com a prefeitura, o show pirotécnico utilizará artefatos de baixo ruído, conhecidos como ‘fogos de vista’, que produzem efeito principal nas cores e brilhos, com impacto sonoro secundário. Com acionamento sincronizado, feito via satélite, o show de fogos utiliza a mesma tecnologia dos melhores espetáculos de fogos do mundo. Os artefatos estarão distribuídos em 10 embarcações ao longo da orla, ancoradas a 400 metros da areia, garantindo tranquilidade e segurança ao público.
Além do espetáculo no céu, a Festa da Virada também contará com atrações musicais nesta terça, a partir das 22h, no palco montado na praia do Gonzaga (próximo ao canal 2), e em três Tendas de Verão, localizadas nas praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão, das 21h às 2 horas.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.