O QUE É ISSO?

Vaca de fibra em rotatória movimentada chama a atenção em Bertioga; entenda

“Animal” de mais de dois metros de altura chama a atenção de quem passa pela rotatória da avenida Anchieta com a 19 de Maio

Lucas Santos
Publicado em 27/02/2025, às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Vaca fica na rotatória até as 18 horas desta quinta-feira (27) - Foto: Eleni Nogueira
Vaca fica na rotatória até as 18 horas desta quinta-feira (27) - Foto: Eleni Nogueira

Uma vaca produzida em fibra e adaptada com rodinhas chama a atenção e coloca perguntas na cabeça de quem passa pela rotatória da avenida Anchieta com a 19 de Maio, em Bertioga, no litoral paulista. O “animal” de 2 metros de altura por 2,20 metros de largura, na verdade, faz parte da divulgação de um famoso bloco carnavalesco da cidade: o Bloco dos Vaquinha.

Em conversa com o Costa Norte, o presidente do bloco, Daniel Bruno, explicou como a ideia surgiu: “Ela foi adquirida pelo Fernandinho Sena, que é membro da diretoria. Ao vê-la na frente de um comércio, não teve dúvidas, fez a proposta e já adotou ela como símbolo do Bloco dos Vaquinha”. Ele ainda comentou sobre a repercussão que a vaca tem gerado. “Tem bastante gente mandando foto, mandando mensagem, elogiando. Ontem [26], no final da tarde, fui recolher a vaca junto com o Fernandinho e a galera passou buzinando, brincando, então a repercussão foi bem legal”, comemorou.

Mesmo com o sucesso da vaca de fibra, Daniel lembra que o bloco já tem um mascote oficial: “A nossa verdadeira estrela é o nosso mascote, ele nos acompanha nas visitas aos patrocinadores, eventos e, é claro, que estará na concentração e no desfile”. A ação da vaca na rotatória acaba nesta quinta-feira (27), às 18 horas.

Foto
Mascote oficial do Bloco dos Vaquinha - Reprodução/Daniel Bruno

O desfile do Bloco dos Vaquinha está marcado para esta sexta-feira (28), a partir das 17h30, na avenida Tomé de Souza, com concentração em frente à pista de skate; a vaca de fibra desfilará com o bloco. A programação contará com apresentação de Diogo Dias e banda; logo após, quem faz a alegria dos foliões no trio elétrico, conduzido até a Tenda de Eventos, serão Preto Maneiro, Rominho Cruz e banda, com muito axé e participação do Krill Borges.

Há 3.000 abadás disponíveis, e os pontos de venda são nos seguintes estabelecimentos: Primeira Parada; Armazém Maria Pinha; Drifarma; Rodrigues Imóveis (Indaiá); Milk Show Mais (Vicente de Carvalho II) e Farmácia da Gente (Chácara Vista Linda). Quem estiver com o abadá terá acesso a alguns benefícios na concentração do evento: 200 litros de chope e 1.000 caipiroskas; para as crianças, pintura facial, balões e sorvetes. 

História do bloco

Segundo Daniel Bruno, o bloco nasceu de uma conversa de bar entre amigos que, em 2018, decidiram ir a um bloco de rua em São Paulo vestidos com roupas de estampa de vaca. “O sucesso foi tão grande que decidimos transformar essa brincadeira em bloco oficial”. Ele explica a escolha da sexta-feira para a realização da festividade: “O Bloco dos Vaquinha conquistou o coração dos bertioguenses. Tradicionalmente, desfilamos sempre na sexta-feira, e esse dia é ainda mais especial para nós, pois a grande maioria do público presente é de moradores de Bertioga”.

Para mais conteúdos

Lucas Santos

Lucas Santos

Estudante de Jornalismo Digital na Uniasselvi

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!