Além de exaltar a cultura nordestina, o evento tem cunho social, com renda revertida para entidades assistenciais da cidade
Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade”, canta Elba Ramalho em De Volta Pro Aconchego.
Mesmo sem viajar, dá para matar a saudade dos sabores do Nordeste com pratos feitos do jeito raiz, com temperos, segredos de cozinha e muita tradição. O Nordeste nos Bairros, que percorre várias regiões de Bertioga levando música, cultura e comida típica, chega ao Jardim Vicente de Carvalho neste fim de semana. Nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o evento será das 17 às 23h e, no domingo (22), das 15h às 23h, ao lado da Vila do Bem.
No cardápio, não faltam clássicos como baião de dois, carne-de-sol, acarajé, sarapatel, tripa, buchada e cuscuz nordestino. Todos preparados por nordestinos que vivem em Bertioga e preservam receitas tradicionais passadas de geração em geração.
Ricardo Freitas, um dos organizadores do evento, comenta: “Quando foi organizada a festa, nós chamamos um grupo de nordestinos para tocar as operações. São pessoas que sabem fazer a comida, que já comeram a comida, que aquilo ali fazia parte do dia a dia. E a gente está levando um pouco dessa cultura para outros locais”.
Além da gastronomia, o evento inclui exibições de documentários e música ao vivo. É uma oportunidade de reencontrar raízes, valorizar tradições e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade nordestina em Bertioga.
O Nordeste nos Bairros também tem papel social importante: a renda obtida nas barracas é revertida para entidades assistenciais locais. As barracas são comandadas por representantes das instituições, ou por pessoas da própria entidade, com domínio das receitas típicas. É o sabor do Nordeste preparado por quem tem raízes profundas na cultura nordestina.
Os valores são diretamente depositados, todos os dias de evento, para as instituições. Ou seja, quem saboreia as delícias ajuda diretamente projetos que atuam na cidade. Conforme explica Ricardo Freitas: “Algumas entidades não têm braço para tocar as operações, uma vez que são específicas de culinária nordestina, então não é todo mundo que sabe fazer”, explicou ele. A cada dia de evento, o valor arrecadado é depositado diretamente das barracas para as instituições participantes, por meio de Pix. Ou seja, além de saborear as delícias nordestinas, o público também colabora com projetos sociais que atuam em diferentes bairros da cidade.
Muita música! Toda edição tem os ritmos diversos que embalam o Nordeste e encantam o mundo. Quer saber o que vai rolar nesse fim de semana, no Jardim Vicente de Carvalho? Basta acessar a nossa matéria sobre as atrações culturais, clicando aqui.