EMPREGO À VISTA

Temporada chegando: confira como elaborar um currículo para se recolocar no mercado de trabalho

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê que o mercado terá mais de 600 mil vagas em âmbito nacional

Da redação
Publicado em 18/10/2022, às 12h30 - Atualizado às 13h01

FacebookTwitterWhatsApp
© Marcelo Camargo/Agência Brasil - © Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil - © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a temporada de final de ano batendo à porta, os hotéis, bares e restaurantes da região do litoral de São Paulo já começaram a se preparar.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê que o mercado terá mais de 600 mil vagas em âmbito nacional, referente aos setores de alimentação, educação e hospedagem.

 A expectativa é alta, já que será a primeira temporada sem as restrições impostas para combater a covid-19. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Da Baixada Santista e do Vale do Ribeira prevê a criação de dois mil empregos na região.

Por isso, é bom estar com o currículo preparado para novas oportunidades!

Como se deve fazer um currículo?

Segundo um estudo realizado pela Catho, uma empresa de recrutamento online, 30% dos recrutadores demoram, em média, de 6 a 10 segundos para descartar um currículo. Ou seja, informações relevantes devem ser destacadas ao máximo, para uma maior eficiência.

É primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma o candidato terá mais chances de ser selecionado para uma entrevista. Vale ressaltar que não há a necessidade de acrescentar número de documentos no currículo.

Confira as informações que são mais valorizadas na análise do recrutador:

- Experiência profissional que mais tem a ver com a vaga pretendida;

- Formação e/ou cursos complementares;

- Cargo e/ou área pretendida;

- Objetivo profissional;

- Conhecimento em outros idiomas.

Como montar um bom currículo 2022?

O uso do computador para redigir um bom currículo vem perdendo espaço na vida do brasileiro. De acordo com levantamento recente do Google, a pesquisa com a frase “Como fazer currículo pelo celular” cresceu em 270% nos últimos cinco anos no Brasil. O crescimento se justifica pelo uso cada vez maior de smartphones e pelo aumento do acesso à internet, que gera alta nas buscas online por vagas de emprego.

Como são os currículos atuais?

Os profissionais explicam que ter um perfil em rede profissional e sites de vagas é uma forma de ser encontrado pelos recrutadores, além de manter os contatos atualizados na rede. Os funcionários de Recursos Humanos são especialistas em utilizar palavras-chaves para encontrar possíveis candidatos para vagas em empresas. Por isso, é importante ser objetivo com as informações desses portais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!