DESERTO? NÃO, É SÓ SP SEM ÁGUA!

Tempestade de areia cobre cidades paulistas na maior seca do país

Tempestade gigantesca cobriu diversas cidades em dois estados e deixou moradores desesperados

Da redação
Publicado em 27/09/2021, às 08h32 - Atualizado às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
Cidades desaparecem com imensa nuvem de poeira - Reprodução/O Vale
Cidades desaparecem com imensa nuvem de poeira - Reprodução/O Vale

Uma tempestade de areia dominou algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais. O fenômeno exótico dominou os municípios, tirou a visibilidade dos motoristas e prejudicou a respiração dos moradores.

Em São Paulo, as cidades atingidas foram: Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba, Presidente Prudente, Jales e Barretos. A tempestade ocorreu neste domingo (26), no período da tarde. Cidades próximas ao interior paulista, na divisa com o estado de Minas Gerais, também sofreram com o fenômeno.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte  no Telegram ! 

Populares gravaram o exato momento em que uma nuvem gigantesca, que alcançava o céu e terra, de cor escura, se aproximava das residências e aterrorizava testemunhas.

O aeroporto de Ribeirão Preto registrou rajadas de vento de 92,7 km/h, ainda antes da chuva, que veio junto de uma tempestade.

Haboob

A tempestade de areia é denominada de Haboob, caracterizado como tempestade de poeira, que se forma a partir de um simples conjunto de chuva e vento. Este fenômeno pode ter até milhares de metros de altura e 160 metros de largura.

Atualmente, o interior do Estado de São Paulo apresenta a área com seca mais intensa do território brasileiro, de acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA). Fator que interferiu em uma tempestade ‘comum’ e transformou-a em um Haboob.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!