TOMO UM BANHO DE LUA

Superlua transforma noite do litoral paulista em lembranças mágicas; entenda

Superlua é um fenômeno que caracteriza a proximidade do satélite natural com a terra, apresentando um acréscimo de 15% em seu tamanho e 30% no brilho (luminosidade)

Da redação
Publicado em 27/05/2021, às 08h35 - Atualizado às 09h16

FacebookTwitterWhatsApp
Leo Noleto
Leo Noleto

A noite desta quarta-feira (26) no litoral paulista deixou lembranças mágicas para todos aqueles que apreciaram a 'superlua'. O satélite natural estava mais próximo da terra e encantou os admiradores da noite.

Itanhaém (SP)

(Nícolas Schukkel)

Variadas fotografias registraram o fenômeno natural, cada uma capturando um ponto de vista dos cidadãos apaixonados pela lua: “Hoje a lua está maravilhosa”, comenta internauta, e outro completa: “Que espetáculo que Deus proporciona para nós”.

Ubatuba (SP)

(Leo Noleto)

A superlua é um fenômeno que caracteriza a proximidade do satélite natural (Lua) com a terra, apresentando um acréscimo de 15% em seu tamanho e 30% no brilho (luminosidade). Quando a superlua coincide com a fase da lua cheia, o tamanho fica extremamente superior ao normal aos olhos humanos.

Caraguatatuba (SP)

(Nidia Lozoya)

A trajetória do satélite ao redor da terra é elíptica, a distancia média entre os dois é de 384.405 km. O perigeu, ponto mais próximo do planeta, é de 357.448 km. O tempo médio da volta que a lua dá no planeta é de 27 dias, o fato da Superlua ser especial é coincidir o ponto perigeu com a lua cheia.

Praia Grande (SP)

(Itaicy Julio)

Maré alta

A atração gravitacional do satélite natural é exercida sobre os oceanos, a proximidade aumentará o nível da água e intensificará a força dos oceanos, consequentemente influenciando o volume e impacto da famosa ‘maré Alta’. 

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!