NÃO É LEGAL

Sofrimento por trás da fofura: lobo-marinho que encantou turistas no litoral paulista está doente

Animal foi filmado e 'tietado' por moradores, mas após resgate foi constatado que o animal estava severamente debilitado

Da redação
Publicado em 16/08/2021, às 10h58 - Atualizado às 11h37

FacebookTwitterWhatsApp
Lobo-marinho debilitado é resgatado em Ilha Comprida - Reprodução/Facebook
Lobo-marinho debilitado é resgatado em Ilha Comprida - Reprodução/Facebook

Um lobo-marinho encantou os turistas do litoral paulista neste fim de semana, entre tantas comemorações por ver um animal exótico nas praias locais, houve uma questão esquecida entre os tietes: a saúde do animal.

“Vejo isso como uma benção de Deus”, comentou uma moradora nas redes sociais. De fato, a beleza do lobo-marinho arrancou suspiros dos banhistas, as chances são mínimas de encontrar um animal não natural da fauna e flora brasileira.

https://www.facebook.com/icnewssemfiltro2/posts/342288684223489

Um vídeo registrou o lobo-marinho beirando a água do mar, na praia do Balneário Portugal, na cidade de Ilha Comprida, em São Paulo. O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), equipe que atua dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado e resgatou o animal.

“Ao chegar ao local, nossa equipe pôde verificar que o animal estava debilitado, com baixo escore corporal (magro) e uma lesão na comissura bucal direita (próxima à boca). Sendo assim, ele foi trazido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Cananéia”, comentou uma agente do IPeC.

O lobo-marinho passou por exames clínicos e a equipe aguarda os resultados para dar sequência ao tratamento. No momento, o animal permanece no centro recebendo suporte hídrico e nutricional, até a recuperação total para ser devolvido à natureza.

Caso encontre um animal marinho encalhado vivo ou morto nas praias da nossa região, não tente tocá-lo ou alimentá-lo, nem o devolver ao mar. O instituto alerta que esses animais podem se tornar agressivos, caso se sintam ameaçados.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma condicionante ambiental conduzida pelo IBAMA, para atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O projeto é realizado entre os estados de Santa Catarina e o Rio de Janeiro e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou diretamente pelo (13) 3851.1779.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!