Ecoturismo

São Sebastião passa a integrar o Passaporte das Trilhas de SP

Passaporte das Trilhas é um guia de bolsa que convida a conhecer 22 trilhas em 18 áreas naturais protegidas do estado

Da Redação
Publicado em 16/07/2018, às 08h07 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Sítio Arqueológico São Francisco conta com 3km de trilha e ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios e datados do fim do século XVIII - Divulgação/PMSS
Sítio Arqueológico São Francisco conta com 3km de trilha e ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios e datados do fim do século XVIII - Divulgação/PMSS

Quem gosta de aventura encontra em São Sebastião um novo desafio, já que a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), foi contemplada pela Secretaria de Meio Ambiente do estado com uma trilha no Passaporte das Trilhas de São Paulo - um guia de bolso que convida a conhecer 22 trilhas em 18 Áreas Naturais Protegidas de São Paulo. O município passou a integrar o guia com o Sítio Arqueológico São Francisco, escolhido devido a nova infraestrutura implantada no local. Além de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba também fazem parte do Passaporte. 

O secretário adjunto de Turismo, Leandro Saadi, acredita que esse instrumento trará um novo perfil de turista para a cidade. “O passaporte é um veículo de divulgação muito especifico, é para aqueles que realmente querem um turismo sustentável, não só de tomar um banho de cachoeira, mas de conhecer a história do local. Esses turistas vão acabar se interessando por outras atividades no município e isso pode gerar um fluxo de turistas que não são os tradicionais de final de semana, que geralmente ficam nas praias. Isso vai estimular o ecoturismo e fomentar nossas trilhas”, comentou.

A trilha tem extensão de 3 km de ida e volta, com 269 metros de altitude, em um período aproximado de duas horas e oferece atrativos como o Sítio datado do fim do século XVIII com ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 13 horas e é preciso agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (12) 3863-1707. O passeio custará em torno de R$ 40,00 por pessoa.

O ecoturista ganha, a cada trilha percorrida, um carimbo em seu passaporte para provar que desbravou o caminho. Depois de cumprir todas as trilhas, o aventureiro ganha um brinde. De acordo com a prefeitura, o passaporte terá um ponto de distribuição divulgado em breve e será entregue a custo simbólico.

Estruturação de trilhas

A prefeitura de São Sebastião, por meio da SETUR, apresentou projetos de cinco trilhas para receberem novas estruturas, capacitação de monitores entre outros dentro da Unidade de Conservação (UC) do Parque Estadual da Serra do Mar através da Câmara de Compensação. Para isso, está sendo elaborado um Termo de Cooperação Técnica entre o município e estado, o qual contemplará as estruturações que serão feitas nas trilhas.

O Parque Estadual da Serra do Mar fica na rua Serra do Mar, 13, em Juquehy. O telefone é (12) 3863-1707.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!