Documentário resgata histórias e memórias de nove cidades do litoral paulista; evento no Cine Roxy 5 conta com mostra fotográfica colaborativa gratuita

A cidade de Santos sedia, no dia 22 de julho, uma apresentação especial do Descobrindo o Litoral: Revelando o Paraíso Paulista. O projeto cultural percorre a Baixada Santista e o litoral norte de São Paulo por meio de uma série documental, para revelar histórias escritas com memórias e características únicas do território.
O Cine Roxy 5 recebe a exibição de um documentário com 30 minutos de duração. A obra reúne paisagens, patrimônios, personagens e tradições das nove cidades retratadas pela iniciativa.
Além da exibição audiovisual, o público visita a Mostra Fotográfica do Litoral. A exposição colaborativa exibe imagens enviadas pela comunidade para valorizar diferentes olhares sobre a região.
Na série documental, Sérgio Willians, escritor e jornalista, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da identidade regional:
Precisamos conhecer a história do nosso entorno, até para nós compreendermos o nosso processo evolutivo".

O evento inicia às 10h e a entrada é gratuita. O público pode garantir a participação por meio da retirada de ingressos na plataforma Sympla. A organização convida os moradores a viverem a experiência e descobrirem o litoral paulista por meio de suas histórias, pessoas e paisagens.
A Associação Comunitária Centro de Tradições Nordestinas (ACCTN) desenvolveu o projeto com o apoio institucional do governo do estado de São Paulo. A versão completa da série conta com nove episódios de 30 minutos.
A estreia oficial na televisão aberta ocorre na TV Cultura Litoral, a partir de 21 de julho, com o capítulo inaugural focado em São Vicente. Os programas irão ao ar de terça a quinta-feira, sempre às 22h30. O Cine Roxy 5 fica na avenida Anna Costa, 443, Gonzaga.