COMER, COMER

Roteiro imperdível: onde saborear o melhor da comida de montanha no feriadão

Dezoito municípios e o melhor da gastronomia da Mantiqueira, Bocaina, Serra Verde Imperial, Canastra e Circuito das Águas Paulista

fogueira e gastronomia na montanha, em Socorro
Cidade de Socorro, no Circuito das Águas, é uma das participantes do festival - Reginaldo Pupo

Turistas que escolherem as regiões da Serra da Mantiqueira, Circuito das Águas e Serra da Bocaina, em São Paulo, além da Serra Verde Imperial, no Rio de Janeiro, e da Serra da Canastra, em Minas Gerais, durante o feriado estendido de Corpus Christi, terão um atrativo a mais. Começa nesta quarta-feira (18), o 3º Festival Gastronômico Folha - Sabores da Montanha, evento que segue até 27 de julho e reúne 79 estabelecimentos em 18 municípios dos três estados.

No território paulista, participam restaurantes, gastrobares, pizzarias, cafeterias, vinícolas, produtores artesanais, charcutarias e docerias de cidades como Campos do Jordão; Cunha; Espírito Santo do Pinhal; Santo Antônio do Pinhal; São Bento do Sapucaí; São Francisco Xavier; São Roque; Serra Negra e Socorro, totalizando 64 estabelecimentos.

Em Campos do Jordão, o festival tem coorganização do grupo Cozinha da Mantiqueira. Já em Socorro, no Circuito das Águas, conta com apoio da Associação de Turismo de Socorro (Astur). A lista completa de participantes está disponível no site oficial do evento.

Segundo Reginaldo Pupo, CEO do Grupo Sabores, responsável pelo projeto, o evento abre espaço para diferentes perfis gastronômicos. "O objetivo é valorizar a gastronomia regional, dando visibilidade tanto a pastelarias quanto a vinícolas premium, mostrando a diversidade da culinária da Serra da Mantiqueira", afirma.

Para Anderson Oliveira, presidente do Grupo Cozinha da Mantiqueira, a iniciativa consolida um movimento de fortalecimento da identidade gastronômica da região. "Temos orgulho de ser o principal hub do festival. A regionalização da gastronomia na Serra da Mantiqueira é uma potência em crescimento."

Com expectativa de receber entre 2,5 milhões e 3,5 milhões de visitantes durante a temporada de inverno, de acordo com as prefeituras, a Serra da Mantiqueira se torna uma vitrine estratégica para o setor. "O festival acontece em um período de forte visibilidade na mídia nacional, favorecendo a divulgação dos produtos e serviços participantes", destaca Pupo. Em 2023, a edição anterior gerou R$ 2,1 milhões em mídia espontânea.

Com formato indoor, o festival ocorre dentro dos próprios estabelecimentos, permitindo melhor controle de qualidade, segurança alimentar e atendimento, além de estimular a fidelização de clientes e o aumento do ticket médio.

A realização do festival é da Folha de S.Paulo, via Clube Folha Gourmet, e da Sabores da Montanha, com coorganização local do Grupo Cozinha da Mantiqueira. O evento conta com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico; da prefeitura de Campos do Jordão; Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau;Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão; Astur (Associação de Turismo de Socorro), além da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e outros parceiros como os portais Costa Norte e Hora Campinas, revistas Travel for Life e Viaje Mais e Reserva Santo Antônio e Reserva Campos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!