Projetos são aprovados por unanimidade em reunião do CBH

Costa Norte
Publicado em 31/03/2012, às 04h22 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O Teatro Municipal de São Sebastião foi palco da 1ª reunião ordinária do ano do CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), na manhã desta quinta-feira (29).

Estiveram presentes o presidente do órgão e prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego; o vice-prefeito de Caraguá, Antônio Carlos Júnior; o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano de Ubatuba, João Paulo Rolim; o vice-presidente do CBH/LN,  Georg Mascarenhas e o secretário executivo do Comitê, Sylvio do Prado Júnior.

Propostas

No encontro, foram estabelecidas as datas de inscrições e apresentações, bem como os critérios para aprovação de propostas de projetos. O prazo estabelecido vai de 30 de março a 1º de junho e os critérios estarão disponíveis para os interessados no site www.cbhln.com.br .

Verba

A verba liberada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para este ano será de R$ 2 milhões. A diretoria comemorou a liberação. “Esse Comitê é um dos mais importantes. É o único que distribui verbas. Nós tratamos temas interessantíssimos e por isso o Comitê tem se destacado como o mais importante fórum de discussão da região”, discursou Hipólito.

Durante a reunião, houve apreciação e aprovação da ata da reunião de 16 de dezembro. Também foi realizada a troca do vice-presidente do CBH/LN,  assumindo o cargo, Maurici Romeu.

Plano de Bacias

Os 34 objetivos, metas e prioridades do Plano de Bacias 2012/2015 foram aprovados por unanimidade pelo colegiado. O plano é o instrumento que norteará a ação do Comitê nos próximos quatro anos. “Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. Essa união mostra que em 2012 os projetos de bacia vão acontecer, pois todos estão engajados e comprometidos”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito.

Câmaras e Grupos

Foram estabelecidas também a programação das CT’s (Câmaras Técnicas) e GT’s (Grupos de Trabalho) para este ano. Uma das ações das CT’s é dar continuidade ao trabalho de cobrança pelo uso da água, que tem como um dos objetivos principais o incentivo ao uso racional e sustentável da água, além de obter recursos financeiros para aplicação em programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos. Ao final ainda aconteceu a eleição dos membros dos segmentos Estado e Sociedade Civil que irão compor a CTEA (Câmara Técnica de Educação Ambiental). Os nomes dos eleitos estarão disponíveis no site do CBH/LN.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!