DESCOBERTA

“Primeiro dente” da Europa é encontrado na França

Primeiros humanos podem ter chegado ao continente europeu 10 mil anos antes do que se imaginava

Da redação
Publicado em 12/02/2022, às 10h58 - Atualizado às 11h57

FacebookTwitterWhatsApp
Arqueólogos em sítio localizado ao sul da França “Primeiro dente” da Europa é encontrado na França Pesquisadores em sítio arquológico localizado no sul da França - Ludovic Slimac
Arqueólogos em sítio localizado ao sul da França “Primeiro dente” da Europa é encontrado na França Pesquisadores em sítio arquológico localizado no sul da França - Ludovic Slimac

A descoberta de um dente molar na região do vale do Ródano, no sul da França, juntamente com artefatos que datam de 54 mil anos atrás, podem mudar as estimativas anteriores de arqueólogos sobre quando realmente os primeiros seres humanos viveram no continente europeu.

O tal dente foi desenterrado dentro de uma caverna e pertenceu a uma criança. A descoberta leva a crer que os primeiros humanos viveram na Europa 10 mil anos antes do que se acreditava anteriormente.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral 📲

Outra descoberta incrível feita pelos arqueólogos é que o dente de Homo sapiens foi encontrado junto com restos de neandertais, provando que ambos os grupos viveram simultaneamente naquela região.

Antes acreditava-se que a chegada do Homo sapiens ao continente europeu havia desencadeado uma extinção dos neandertais de forma rápida.

Esse pensamento procedia pelo fato de que restos humanos encontrados na Bulgária e na Itália datavam entre 43 e 45 mil anos e vestígios dos últimos neandertais eram de 40 a 42 mil anos. 

Mais estudos

Apesar da importância da descoberta, ela não é suficiente para mudar em definitivo a data da chegada do Homo sapiens em terras europeias. Segundo a diretora do Museu Nacional de  História Natural da França, Marie-Hélène Moncel, seria preciso que outros restos humanos fossilizados fossem encontrados, como restos cranianos. 

Já para responder a questão se os Homo sapiens se relacionavam com os neandertais, exames de DNA podem ajudar. Dentes costumam ficar bem preservados quando fossilizados. Mesmo os sulcos e protuberâncias neles existentes fornecem informações preciosas aos arqueólogos sobre o comportamento daqueles indivíduos. 

* Com informações de CNN Internacional

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!