MARAVILHAS DA NATUREZA

Primeiras jubartes de 2019 são registradas em Ilhabela

Fotógrafo Julio Cardoso flagrou mamíferos na sexta-feira, 31, na Ponta da Sela

Marina Aguiar
Publicado em 03/06/2019, às 12h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h31

FacebookTwitterWhatsApp
Julio Cardoso
Julio Cardoso

As primeiras baleias jubartes de 2019 apareceram em Ilhabela, no fim de semana. Na sexta-feira, 31, o fotógrafo e pescador Julio Cardoso flagrou os primeiros cetáceos chegando ao Litoral Norte, na Ponta da Sela.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA5

A aposta do responsável pelo  projeto Baleia à Vista  é que o primeiro mamífero registrado seria um macho descansando para seguir até a Bahia.

Imagem acervo site

A baleia jubarte é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. De acordo com o projeto  Baleia Jubarte , da Petrobras, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz.

Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.

Projeto Baleia à Vista

O projeto Baleia à Vista foi criado em 2004 pelo amante da navegação Julio Cardoso. Hoje, ele conta com o apoio da bióloga Shirley Pacheco de Souza e da fotógrafa de natureza Arlaine Francisco para Monitorar, registrar e levantar informações sobre as espécies de baleias e outros cetáceos que frequentam a região de São Sebastião e Arquipélago de Ilhabela.

De 2004 até agosto de 2017 foram 107 registros de cetáceos, feitos pelo próprio Julio e colaboradores. No ano passado, 83 exemplares de baleias foram avistados na região pelo Projeto Baleia à Vista.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!