Praia Grande espera milhares de pessoas para as celebrações de Corpus Christi; saiba os detalhes

Na paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Ocian, a celebração especial será presidida pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa


Redação
Publicado em 19/06/2025, às 07h32

FacebookTwitterWhatsApp

Corpus Christi em Praia Grande
Expectativa é de que entre 3 e 5 mil pessoas participem da Santa Missa em cada uma das cinco paróquias da cidade - Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande prepara-se para viver, nesta quinta-feira (19), uma das celebrações mais importantes do calendário da igreja católica: a solenidade de Corpus Christi. A expectativa é de que entre 3 e 5 mil pessoas participem da Santa Missa (16 horas) em cada uma das cinco paróquias da cidade. 

E, este ano terá novidade: o projeto-pilotoTecendo Caminhos de Fé terá um quadro artístico sustentável (substituindo, no chão, o tradicional tapete); serão utilizados juta e materiais reutilizáveis em parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com as igrejas.

Após a passagem do Santíssimo Sacramento, a peça confeccionada pode ser revertida em renda pelas paróquias ou comunidades, por meio de eventos solidários. A equipe da Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande realizou capacitações com membros da igreja para explicar como cada paróquia poderia elaborar seu quadro de 1m x 2m, além da entrega do material, produtos esses frutos de doação da empresa que produziu o Estação Verão Show no início do ano. De acordo com a administração municipal, a iniciativa doTecendo Caminhos de Fé reforça o compromisso com práticas conscientes e criativas,  em sintonia também com o tema da Campanha da Fraternidade de 2025, Fraternidade e Ecologia.

De acordo com secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, a ideia é que, nos próximos anos, todos os tapetes utilizem esse novo modelo. “A realização dos quadros artísticos sustentáveis fortalecerá projetos sociais, promoverá a sustentabilidade e consolidará também os laços entre fé, cultura e solidariedade. A tradição das pessoas de montar o tapete não se perderá e estaremos contribuindo com a questão socioambiental”, afirmou.

Missas e procissões

Serão realizadas missas e procissões em cinco paróquias da cidade, com início às 16 horas: Santo Antônio (Boqueirão); São Gaspar Bertoni (Tupi); Nossa Senhora das Graças (Ocian); Nossa Senhora Aparecida (Samambaia) e São Pedro Apóstolo (Caiçara).

Na paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Ocian, a celebração especial será presidida pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, que fará sua última participação em Corpus Christi como responsável pela Diocese. Após a missa, ocorrerá a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, passando pelos 126 quadros de tapetes confeccionados pela comunidade, o maior número entre as paróquias de Praia Grande e da Baixada Santista. Confira os endereços:

Paróquia Santo Antônio – Boqueirão

• Avenida Presidente Castelo Branco, no trecho entre a av. São Paulo e a própria paróquia;

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ocian

• Avenida Dom Pedro II, da avenida Presidente Kennedy até a praça Dr. Roberto Andraus;

• Rua Olavo Bilac, da praça Dr. Roberto Andraus até a avenida Dr. Vicente de Carvalho;

Paróquia São Gaspar Bertoni – Tupi

• Avenida Guadalajara, entre a rua Tamoios e a rua Aimorés;

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Samambaia

• Avenida Pau Brasil, da rua Itiberê da Cunha até a rua Alexandre Levy;

Paróquia São Pedro Apóstolo – Caiçara

• Rua São Benedito e rua Amim Andraus, nas imediações da paróquia.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!