BANANOBAGRE?

Peixe com doença rara e aspecto de banana é pescado, mas volta ao mar após sessão de fotos

Exemplar de bagre elétrico amarelo brilhante foge completamente do comum e chama atenção dos pesquisadores

Da redação
Publicado em 23/10/2021, às 12h55 - Atualizado às 13h05

FacebookTwitterWhatsApp
Martin Glatz segurando o bagre amarelo. Animal tem condição genética rara - Reprodução/ Oliver Glatz
Martin Glatz segurando o bagre amarelo. Animal tem condição genética rara - Reprodução/ Oliver Glatz

Um exemplar raro de um peixe bastante conhecido no litoral brasileiro e na região amazônica chamou a atenção de pesquisadores do mundo todo após ser encontrado por um grupo de pescadores na costa holandesa. O que dispertou a curiosidade dos amantes da pesca é a coloração nada habitual do bagre elétrico, que mais parece uma banana.

Quem teve o prazer de fisgá-lo no meio da semana foi o pescador profissional Martin Glatz, que estava na companhia do irmão gemeo Oliver Glatz. Martin valorizou a surpresa em entrevista ao canal Live Science.

“Eu nunca tinha visto um bagre assim antes e na hora tomei um baita susto. Ainda estou impressionado com tudo isso”, disse ele.

Administração Oceânica e Atmosférica da Holanda, informa que a espécie pode crescer até 2,7 metros de comprimento e pesar quase 130 kg.

A própria Adminisração Ocênica acredita que dificilmente, encontra-se um exemplar dessa cor e que o bagre com corpo amarelo provavelmente tem leucismo, uma doença genética rara que causa uma redução da pigmentação das escamas do animal. Essa condição é diferente do albinismo, por não afetar os olhos do peixe.

Expectativas e realidade

Embora estranhos e bonitos aos olhos humanos, animais leucísticos normalmente enfrentam desvantagens na natureza. Com corpos claros, eles se destacam mais para os predadores e podem ser alvos mais fáceis do que exemplares totalmente pigmentados.

O bagre encontrado na Holanda, segundo os técnicos, aparenta ter escapado de uma morte prematura – e pode viver para crescer ainda mais. Depois de tirar algumas fotos, os irmãos soltaram o peixe de volta na água, na esperança dele ficar ainda maior, talvez dando a outro pescador uma nova surpresa em futuras viagens de pesca.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!