GRATUITO

Passeio pela orla desperta o olhar para o patrimônio arquitetônico de Santos

Walking tour inédito conduzido por historiador destaca as histórias, curiosidades e detalhes do repertório arquitetônico santista

Mayumi Kitamura
Publicado em 09/11/2023, às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Prédios da Praça da Independência estão entre os pontos observados no passeio - Divulgação/Prefeitura de Santos
Prédios da Praça da Independência estão entre os pontos observados no passeio - Divulgação/Prefeitura de Santos

Um olhar rápido para os prédios da orla de Santos pode evidenciar a acentuada inclinação de alguns deles, mas o que nem todos sabem são as histórias, curiosidades e detalhes do repertório arquitetônico. Para provocar esta reflexão e difundir a beleza deste patrimônio despercebido, a Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), em conjunto com o guia de turismo e historiador Mário Rodrigues Júnior, promovem o inédito e gratuito Walking Tour Patrimônio Arquitetônico Orla da Praia de Santos.

O novo roteiro turístico, explica o diretor-presidente da APT, Eduardo Silveira, foca principalmente nos moradores. “Queremos sensibilizar o primeiro turista, que é o morador da cidade. É um resgate cultural e histórico”, comenta. Por isso, o passeio integra as ações do 2º Concurso Fotográfico Santos Lovers, que neste ano abordou o patrimônio arquitetônico santista.

“Nós acreditamos que essa ação por parte da APT irá sensibilizar e motivar que esse roteiro possa ser regular em nossa cidade e, dessa forma, gerar interesse nos outros municípios da região”, destaca.

No Walking Tour, previsto para ser lançado no sábado (11), os participantes serão conduzidos por Mário Rodrigues Jr. a partir das 9h, saindo da Praça da Independência, no Gonzaga, seguindo para os seguintes pontos: prédios da Praça da Independência; prédio Banco do Brasil; tradicionais hotéis do Gonzaga; Antigo Clube XV; Palacete São Paulo; postos de Guarda Vidas; Paulistânia e Belmar; Conjunto Indaiá; Astro e Parque Verde Mar; Núncio Malzoni; e Pinacoteca.

O historiador explica que o passeio é uma forma de ver a paisagem comum de outra maneira. “Quando digo patrimônio, não é aquele tombado oficialmente pelos órgãos competentes, mas aquele que compõe a nossa paisagem e está presente no nosso dia a dia. Além disso, a cidade de Santos remonta a tempos coloniais. É vasto o repertório arquitetônico”, aponta.

Os interessados ainda podem se inscrever pelo site oficial da iniciativa, mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas. 

Santos Lovers

Também neste mês, as fotos finalistas da 2ª edição do Concurso Cultural Fotográfico Santos Lovers poderão ser conferidas em uma exposição fotográfica que será realizada em parceria com o Cará Festival Edição 2023, no dia 18, das 11h à meia-noite, na Casa da Frontaria Azulejada, instalada na rua do Comércio, 92, no Centro de Santos. Durante o Cará Festival será promovido um inédito Free Walking Tour Noturno, com 30 vagas gratuitas.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!