Foto: Joana Fava
O Parque Estadual Ilhabela (PEIb) completa 40 anos no próximo dia 20. Para comemorar a data, o Parque, em parceria com a prefeitura de Ilhabela, programaram uma série de atividades, de 18 a 25 de janeiro. Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, rodas de conversa, exposição e trilhas são algumas das atividades oferecidas pela Unidade de Conservação.
No dia do aniversário do PEIb, acontece uma cerimônia no Paço Municipal, com a presença de autoridades e convidados da sociedade civil que fizeram parte da história do Parque. Na mesma ocasião, ocorrerá também a abertura da exposição Água Vida, de Mário Barilla.
Refúgio da Natureza
O Parque Estadual Ilhabela foi criado em 1977, pelo governo do estado de São Paulo. Ao longo desses 40 anos, ele tem preservado a Mata Atlântica em sua forma insular, incluindo a fauna, flora, recursos hídricos e beleza cênica, além do patrimônio histórico-cultural do arquipélago.
Esta unidade de Conservação de Proteção Integral abriga 12 Ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel. Neste ambiente, já foram registradas mais de 320 espécies de aves, 41 anfíbios, 51 mamíferos, 44 repteis e 14 peixes de água doce. A ilha também é ponto de parada para diversas espécies marinhas e migratórias, que vêm dos mais distantes locais do globo terrestre.
O ano de 2016 foi marcado por diversas conquistas, como a publicação do Plano de Manejo do Parque, que é o principal instrumento de gestão de uma Unidade de Conservação. Além do status de Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e de Importante Área pela Bird International Conservation, o Centro de Visitantes (CV) do Parque conquistou a Certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera. Voltado para o atendimento ao público, o CV conta com seis salas temáticas sobre biodiversidade, cultura caiçara, atrativos do PEIb e vídeo das trilhas oficiais em 360° e uma sala de exposições itinerantes.
O Centro de Visitantes funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Aos finais de semana, das 15h às 21h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão nº 115 – Centro – Ilhabela – SP. Fones: (12) 3896 2585 / 3896 1646. Acesse: www.ambiente.sp.gov.br/fundaçãoflorestal .
Programação Comemorativa
Dia 18, às 15h - Roda de Conversa na Praia Grande, com o tema Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha. Encontro em frente ao restaurante do Barba;
Dia 19, às 8h – Picnic na Guarita do Parque, com convidados da melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Às 15h - Exposição Xô Gaiola, sobre Fauna Ameaçada, na Pça. Cel Julião de Moura Negrão – Vila;
Dia 20, às 9h - Reabertura da Trilha que liga o Parque Municipal das Cachoeiras ao Parque Estadual. Às 16h - Cerimonial e Exposição de fotos no Paço Municipal de Ilhabela;
Dia 21, às 7h30 – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, na Trilha do Baepi;
Dia 22, das 10h às 18h - Exposição Xô Gaiola sobre fauna ameaçada, na Guarita da Estrada-Parque dos Castelhanos;
Dia 25, às 15h - Roda de Conversa na Praia Grande e Praia do Julião com o tema Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha. Encontro em frente ao restaurante do Julião.
Comentários