Parque Estadual da Serra do Mar completa 39 anos

Costa Norte
Publicado em 30/08/2016, às 11h55 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h27

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Divulgação/Fundação Florestal

Hoje, dia 30 de agosto, o Parque Estadual Serra do Mar completa 39 anos de preservação da biodiversidade, história, cultura e recursos naturais.  Com seus  332 mil hectares, esse gigante da conservação ambiental é a maior Unidade de Conservação do Bioma Mata Atlântica no Brasil.

Atualmente, restam apenas 8% da cobertura original da Mata Atlântica. O Parque Estadual Serra do Mar é o maior corredor ecológico deste bioma no Brasil, estendendo-se desde o Litoral Norte até o Litoral Sul do Estado. Esta grandiosidade que engloba 25 municípios paulistas é vital para milhares de espécies da fauna e da flora.

O Parque é dividido em núcleos, o de Bertioga possui aproximadamente 30 mil hectares, que abrange dois municípios, Bertioga e Biritiba Mirim. Todo o abastecimento de água da cidade de Bertioga vem do Parque Estadual Serra do Mar. Uma de suas principais características é a preservação de mananciais que formam a Bacia Hidrográfica de Santos junto com outros rios, alguns deles originários do próprio núcleo, como os rios Itapanhaú, Guaratuba e Itaguaré.

Dentro do núcleo, no sopé da Serra do Mar, localiza-se a hidrelétrica de Itatinga, de propriedade da Codesp (Companhia Docas de Santos). Utilizando água do rio Itatinga, a usina é capaz de gerar energia suficiente para abastecer quase todo o porto de Santos.

Fonte: Fundação Florestal

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!