'Uma Canção de Natal', adaptação do conto A Christmas Carol, de Charles Dickens, será apresentado a partir das 20 horas nesta quinta-feira (19) e sexta (20)
A magia do Natal vai dominar o palco do teatro Serafim Gonzalez, no complexo do Palácio das Artes, em Praia Grande, nesta quinta-feira (19) e sexta (20), a partir das 20 horas, com a apresentação do espetáculo Uma Canção de Natal. Com entrada gratuita, a peça é mais uma produção do Núcleo Artístico Palácio das Artes e um dos atrativos de Natal na cidade. Com classificação indicativa livre, os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes do início das apresentações.
Com a participação especial do coral Vozes da Praia, sob a direção do maestro Bebeto Neves, a apresentação é uma adaptação do conto A Christmas Carol (1843), de Charles Dickens. A diretora do espetáculo, Selma Bosch, comentou sobre o processo de produzir uma nova interpretação desse clássico literário para o teatro: “Gosto de trabalhar com referências aos clássicos da literatura, pois isso traz uma força maior para a produção. Tem sido um processo desafiador e enriquecedor, já que buscamos respeitar a essência da obra enquanto incorporamos nossa identidade artística”, explicou Selma, que divide a direção de Uma Canção de Natal com Alan Queiroz.
A história acompanha Ebenezer Scrooge, um avarento solitário que despreza o Natal e a generosidade, considerando-os fraquezas. Na véspera de Natal, ele é visitado pelo fantasma de seu ex-sócio, Jacob Marley, que o alerta sobre um futuro sombrio se não mudar. Essa aventura transforma o protagonista, que aprende sobre amor, solidariedade e o verdadeiro espírito natalino. “O público pode esperar uma apresentação repleta de emoção e uma mensagem atemporal sobre o poder da transformação”, complementou Selma.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Maurício Petiz, produções autorais realizadas pelo Palácio das Artes são muito importantes. “Os espetáculos desenvolvidos pelo Núcleo Artístico buscam, frequentemente, inspiração nos clássicos da cultura brasileira e internacional, sempre trazendo temáticas envolventes para o público. Desta vez, o público será convidado a mergulhar numa história clássica de Natal, de uma maneira leve e divertida. É uma excelente opção de lazer para que moradores e turistas aproveitem com toda a família”, ressaltou Petiz.
O teatro Serafim Gonzalez fica na avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro Boqueirão, dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes.
Além do espetáculo, Praia Grande está com diversas atrações natalinas. O público pode visitar o Papai Noel no Parque da Cidade (localizado na rua José Bonifácio, s/nº, bairro Sítio Campo, ao lado do terminal Tude Bastos), sempre de terça a sexta-feira, das 17 às 22h, e finais de semana, das 14h às 22 horas. Na véspera e no dia de Natal, os horários mudam: dia 24, das 13h às 16 horas; e no dia 25, das 17h às 22 horas. Mais de 2.500 crianças já estiveram por lá para curtir este momento especial gratuitamente.
O Parque da Cidade está com outras atrações gratuitas: um lindo Carrossel de Natal vem encantando os moradores e turistas presentes, com funcionamento nos mesmos dias e horários das visitas ao Bom Velhinho; a Feira Itinerante estará, até dia 23 de dezembro, com produtos à venda diariamente (exceto às segundas), das 16h às 21h; e a decoração é um espetáculo à parte, com a árvore de Natal e luzes por todo o local.
Praia Grande tem 13 árvores de Natal e decoração distribuídas por diversos bairros. Sítio do Campo; Vila Sônia; Antártica; Tupiry; Anhanguera; Mirim; Samambaia; Solemar; Esmeralda e Maracanã são os bairros que contam com a estrutura de 7,5 metros de altura instaladas.
Já a maior árvore da Baixada Santista fica também em Praia Grande. Com 45 metros de altura, a estrutura segue iluminada na av. Presidente Castelo Branco (encontro com a av. Presidenete Costa e Silva), no Boqueirão, sendo alvo de centenas de fotos de moradores e turistas. Outras decorações ficam em locais que abrigam as Feiras de Artesanato fixas da cidade - Praças Portugal (Guilhermina), Roberto Andraus (Ocian) e Nossa Senhora de Fátima (Caiçara).